Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Secretaria da Saúde comemora Dia Internacional do Idoso e abre campanha Outubro Rosa

Edição nº 1695 - 04 de Outubro de 2019

O Centro de Convivência do Idoso Altair Tavares Cirino foi palco de dois eventos, na tarde do dia 1º: a  comemoração do Dia Internacional do Idoso e a abertura do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização criado na década de 1990, a fim de prevenir e controlar o câncer de mama.

Só no Brasil, anualmente, surgem cerca de 60 mil casos de câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e assim contribuir para a redução da mortalidade. 

O evento, que contou com a presença dos integrantes dos Projetos Geração 60 + e Programa Academia Viva, dos profissionais da Atenção Básica que integram o Projeto Agenda Mais Acesso; do prefeito Wesley De Santi de Melo, secretário de Saúde Reginaldo Afonso dos Santos  e vereadores lotou o local para ouvir a mensagem deixada pela médica Lívia de Lima Bastos. 

Falando ao ET, Dra. Lívia resumiu a mensagem deixada aos grupos da 3ª idade presentes na palestra que proferiu no Centro do Idoso. “As reflexões que fizemos é que a mulher se apresente como cuidado integral, físico, emocional, espiritual, psíquico e social. Fisicamente,  que ela faça mamografia, Papanicolau,  atividades físicas, que ela extrapole também cuidando do lado social, cuidando da família, do trabalho. E na parte espiritual, buscar ter uma religião, se entendendo como ser integral”, resumiu, destacando a importância do auto cuidado. “É muito importante o auto cuidado que é a melhor forma de a mulher se conhecer, ter saúde e ser fonte de saúde para outra mulher, criando uma rede de apoio”.  

Na oportunidade, foram apresentadas as ações da Saúde dentro do Outubro Rosa, tais como o autoexame de mamas e Papanicolau,  que serão  realizado na UBS Ary de Souza Bonatti ( Saúde na Hora) durante todo o mês. 

O Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado em 1º de outubro, tem como objetivo, além de homenagear as pessoas de mais idade, incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas. A data foi criada por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

A Secretaria de Saúde do Município dispõe de vários programas de iniciativa.