Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Meio Ambiente

PMS realiza Semana do Meio ambiente

Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A Prefeitura Municipal,   através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Usina Hidrelétrica de Igarapava, Codema, Polícia Ambiental e SAAE,  realizou, de maneira virtual, naus uma Semana do Meio Ambiente. 

PF vai indiciar fazendeiros por queimadas no Pantanal

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

Pelo menos quatro fazendeiros vão ser indiciados pelo fogo no bioma Pantanal, do Mato Grosso do Sul, na região da Serra do Amolar. A notícia foi veiculada hoje na internet informando que a Polícia Federal (PF) tem informações suficientes para indiciar os fazendeiros, conforme depoimentos de trabalhadores das fazendas e de moradores. Para os peritos, os focos de incêndio tiveram início no dia 30 de junho, quase no mesmo horário, em quatro propriedades localizadas na região oeste do rio Paraguai. 

Desmatamento na Amazônia cresce pelo 14º mês e se encaminha para pior registro em uma década

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

O desmatamento na Amazônia Legal cresceu pelo 14º mês consecutivo em junho, mostraram números preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aumentando a pressão sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro em um momento em que investidores e empresários passaram a cobrar do presidente uma ação mais efetiva contra a destruição da floresta.

 

Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil e preocupa autoridades

Edição nº1733 - 26 de Junho de 2020

Uma nuvem de gafanhotos, da espécie  Schistocerca cancellata,   vinda da Argentina ligou o alerta entre produtores rurais brasileiros. O alerta de perigo foi acionado pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar da Argentina (Senasa) próximo à fronteira com o Rio Grande do Sul. 

Ruptura de barragem leva Corpo de Bombeiros a Perdizes na madrugada de domingo

Edição nº 1730 - 05 de Junho de 2020

O Corpo de Bombeiros de Uberaba foi acionado na madrugada do domingo 31, para comparecer na vizinha cidade de Perdizes devido ao rompimento de  uma barragem com capacidade de 1 milhão de metros cúbicos d'água,   utilizada na irrigação de uma lavoura de batatas da fazenda Água Santa. 

De acordo com Tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros toda a água  foi extravasada, mas não houve vítimas. A água percorreu o solo da fazenda e caiu numa barragem mais abaixo, cuja capacidade é de 4 milhões de metros cúbicos.  

Plano regional de gestão do lixo aprovado abre caminho para PPP de usina

Edição nº 1728 - 22 de Maio de 2020

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) está aprovado e abre caminho para uma PPP (Parceria Público-Privada) destinada à implantação de uma usina de reaproveitamento energético a partir do lixo na região.

Poços de Caldas passa a ser sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Grande

Edição nº 1703 - 29 de Novembro de 2019

      A cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi definida como a sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande), órgão colegiado federal que delibera sobre um conjunto de oito afluentes mineiros e 15 paulistas. A decisão foi tomada na quinta-feira 21, durante a 12ª reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, realizada no município. 

Começa a Piracema, que proíbe pesca de espécies nativas

Edição nº 1700 - 08 de Novembro de 2019

Desde a última sexta-feira 1º, entrou em vigor em todo o Brasil, o defeso, período denominado Piracema, que proíbe a pesca de espécies nativas, até 29 de fevereiro de 2020.  

População de Delta, Igarapava e Uberaba terão treinamento de evacuação às margens do Rio Grande

Edição nº 1694 - 27 de Setembro de 2019

Cerca de 4 mil moradores dos municípios de Delta, Uberaba e Igarapava estão convidados a participar de uma simulação de evacuação que abrangerá 29 pontos de encontro na região. O treinamento que acontece neste neste sábado, 28 de setembro, às 15h, atende a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Campanha para coleta de pneus inservíveis em Minas Gerais

Edição nº 1682 - 05 de Julho de 2019

Pneus que não servem mais para uso têm destinação certa para serem reaproveitados. Por meio de um convênio entre as prefeituras mineiras e a Associação Reciclanip, a partir deste mês de julho, será iniciada uma campanha para a coleta de pneus inservíveis para destinação a empresas trituradoras que reaproveitam esse material na produção dos mais variados produtos.