Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentanos comparecem para a doação de sangue

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Sob a coordenação de Carlos Freitas, auxiliar administrativo do Hemominas, um grupo de profissionais do Hemocentro Regional de Uberaba esteve em Sacramento no sábado 28 para mais uma campanha de doação de sangue na cidade. A ação promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Agência Transfusional, na manhã do último sábado 28, no CRES Antonio Júlio, coletou sangue de 100 voluntários.

De acordo com Freitas, o Hemominas atende todos os hospitais de Uberaba e mais 24 cidades da região, incluindo Sacramento, mas a coleta é feita em apenas oito.  “É muito importante essa iniciativa das cidades servidas pelo Hemominas para melhorarmos  e mantermos o nosso estoque em boas condições, para que não falte sangue, porque a demanda é grande”, alerta. 

De acordo com Freitas, a coleta não atinge todas as cidades porque as três regionais do Triângulo, Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba utilizam o mesmo kit (ônibus) para a coleta e, também, por falta de estrutura de algumas cidades para receber o grupo. “Mas os voluntários podem procurar o Hemocentro de Uberaba e fazer lá a doação”, orienta, esclarecendo que cada doador doa entre 400 a 450ml de sangue, podendo os homens fazer quatro doações por ano e as mulheres, três. 

 

Rotary ajuda na coleta 

A presidenta do Rotary Clube de Sacramento, Jane Ferreia Araujo Martins, apoiou o trabalho realizado no CRES com um grupo de jovens rotaractianos, numa ação elogiada por Carlos Freitas. “É muito importante a presença de voluntários para atendermos os doadores com mais atenção e conforto. E quando ela é feita por jovens, com certeza, essa vivência vai sensibilizá-los da importância da doação que pode ser feita após os 16 anos”, disse, completada por Jane: “Somos todos voluntários em prol da vida, porque doar sangue doa-se vida, doa-se amor”.

 

Não existe fábrica de sangue, por isso ele é doado

O médico Cristiano Freitas Arantes, trabalhando pela Secretaria de Saúde no suporte para qualquer eventualidade, destaca a importância da doação, inclusive para suprir as necessidades em Sacramento. 

“- É muito importante, fundamental, porque Sacramento depende do sangue do hemocentro de Uberaba para repor nosso estoque. O sangue é usado em casos de cirurgias, principalmente de médio e grande portes, em caso de acidentes e o paciente não espera, precisou do sangue tem que ter no estoque”, adverte, esclarecendo que o sangue doado é recuperado pelo organismo em menos de dois meses. 

Nós temos uma fábrica natural de sangue, que é a medula óssea , que é responsável pela constante renovação sanguínea, por isso o sangue doado não vai faltar sangue para o doador logo ele será reposto e ele estará pronto para doar novamente”, ressalta, destacando que,  

De acordo com Cristiano, não existe fábrica de sangue, do tipo, quem precisar vai ali na esquina e compra. A fábrica é o nosso próprio organismo, nós temos uma fábrica natural de sangue que é a medula óssea, por isso o sangue não é vendido. Não existe compra de sangue e isso é mais um motivo para que as pessoas se conscientizem e façam a doação”. 

 

Finaliza destacando que o doador de hoje pode um dia necessitar de sangue que será também doado. “O sangue de um doador pode salvar a vida de quatro pessoas, por isso doar sangue é fazermos o nosso papel como seres humanos, como cristão que acreditamos no ser humano. É um ato de bondade, de amor ”.