Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em ação

Edição nº 1459 - 03 Abril 2015

PM dá dicas de segurança

Pedestres

Caminhar sempre à direita da calçada. Ser prudente, evitando expor você e os outros a situação de risco. Cruzar via em locais seguros e com boa visibilidade, obedecendo às sinalizações: semáforos e placas. Atravessar em linha reta, onde não houver faixa, e, quando acompanhado de criança, segurá-las com firmeza. Ajudar outras pessoas a atravessar a via com segurança. Observar as normas de circulação e obedecer à legislação de trânsito.

 

Normas de circulação

Observar e cumprir as normas de circulação, lembrando que elas existem para a segurança de todos no trânsito. Respeitar os espaços reservados para pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais. Cuidar para que crianças sejam transportadas com segurança. Comunicar ao condutor, com antecedência, o local de desembarque. Ser prudente, aguardando o veículo parar completamente, para proceder ao embarque ou desembarque. Se beber não dirija. 

 

Proteja sua residência

Verifique se as portas e janelas estão trancadas; se objetos e ferramentas tais como: escadas, tamboretes, marretas e ferramentas manuais não estão à vista, pois podem facilitar um arrombamento; deixar cortinas e persianas completamente fechadas; pedir ao seu vizinho para recolher os jornais e correspondências, quando for viajar, pois caixas de correio cheias são indicativos de morador ausente; atentar quanto às possíveis vulnerabilidades de sua residência e procurar o Quartel PM local para receber orientações especificas. Monte uma rede de vigilância com seus vizinhos Proteja seu patrimônio e Denuncie 190.

 

Proteja seu veículo

Quando estacionar, parar em locais movimentados e bem iluminados, observando o ambiente ao redor; verificar se as portas e janelas estão travadas e alarme acionado; não deixar objetos que possam chamar a atenção, como bolsas, celulares etc., a vista no interior do veículo; não se afastar por um longo período de tempo de seu veículo, fazer passagens periódicas pelo local; se ver movimentação estranha em torno de algum veículo, mesmo que não saiba quem é o dono, acione de imediato a Policia Militar; não dar carona a desconhecidos.

Se suspeitar de alguém, acione a polícia militar através dos tels. 190 ou 3351-1164. 

Tire suas dúvidas, faça suas denuncias, sugestões, através do e-mail [email protected]

 

(Colaborou: Edna Almeida, 3º SgtPM)