Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil e preocupa autoridades

Edição nº1733 - 26 de Junho de 2020

Uma nuvem de gafanhotos, da espécie  Schistocerca cancellata,   vinda da Argentina ligou o alerta entre produtores rurais brasileiros. O alerta de perigo foi acionado pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar da Argentina (Senasa) próximo à fronteira com o Rio Grande do Sul. 

De acordo com o Ministério da Agricultura do país vizinho, a nuvem vem sendo monitorada desde o mês de maio. Os insetos vieram do Paraguai e chegaram até a província de Santa Fé no último dia 17. Segundo dados fornecidos pelo monitoramento, uma única nuvem pode conter até 40 milhões de insetos, com capacidade de consumir em um dia o equivalente ao que duas mil vacas poderiam comer no mesmo período e causam um sério dano às pastagens e lavouras.

O   governo federal estuda a possibilidade de usar 400 aviões agrícolas para controle dos insetos, caso a chegada se confirme. O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) se colocou à disposição do Ministério da Agricultura para ajudar no controle de uma possível infestação de gafanhotos.