Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

MG aprova licença para mineração na Serra da Piedade

Edição nº 1665 - 8 de Março de 2019

A Câmara de Atividades Minerarias do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou dia 22 último a retomada da mineração na Serra da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e local onde fica o o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de MG. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foram sete votos a favor – incluindo o do governo Romeu Zema, por meio de três secretarias a favor e uma abstenção.  

Os votos contrários à retomada da mineração foram do Ibama, Fonasc e Cefet.

 Em nota, a Arquidiocese de Belo Horizonte lamentou profundamente, e o arcebispo metropolitano,  dom Walmor Oliveira de Azevedo, em entrevista à rádio Itatiaia de Belo Horizonte, deixou aos ouvintes, a sua mensagem em tom de crítica. 

“ (...) As belezas e riquezas paisagísticas, históricas, sacras e culturais da Serra da Piedade, território da padroeira de Minas Gerais, patrimônio de todos os mineiros, estão ameaçadas. A decisão lamentável e pouco lúcida da Câmara de Atividades Minerarias, órgão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, abre uma grande ferida no coração de Minas, com graves consequências para os mineiros. 

Para dom Walmor, “é  a abertura de mais um crime. Um crime que precisa ser punido e novas direções serem encontradas. Não é possível que as sucessivas e recentes tragédias ocorridas em Minas Gerais seja ignoradas, a ponto de se correr o risco de repeti-las. Como explicar esta decisão? (...) Qual a justificativa para a aprovação deste licenciamento? A única coisa evidente é o interesse pelo dinheiro, a ganância, a idolatria pelo lucro...”, denunciou o arcebispo.

Finalizou, afirmando que vai continuar a luta contra a decisão. “Lamentamos profundamente e prosseguiremos de forma decidida e firme na defesa da Serra da Piedade, reserva da biosfera reconhecida pela Unesco, patrimônio religioso, natural, histórico e artístico’’, denunciou dom Walmor.