Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dia Mundial da Água: Engie alerta sobre uso racional dos reservatórios

Edição nº 1615 - 23 de Março de 2018

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a Engie, responsável por uma área de 1.016 km2 de reservatórios nas 11 usinas hidrelétricas que opera, entre elas as de Jaguara e Miranda, aproveita para reforçar o uso consciente dos lagos, tanto para fins de lazer, quanto para abastecimento.

 Localizada em Sacramento, a usina Jaguara tem capacidade de 424 KW e 33 quilômetros quadrados. Famílias aproveitam a beleza e a tranquilidade dos reservatórios para fazerem atividades náuticas, esportes com prancha ou simplesmente para nadar. “Entretanto -denuncia a empresa - a falta de consciência ambiental dos visitantes dificulta a preservação de uma represa utilizada para fins de geração de energia. Muitos descartam resíduos, como plástico, latas de alumínio e outros materiais não biodegradáveis, diretamente na água ou nas margens”.

Em contrapartida, afirma a nova administradora de Jaguara, que mantém o seu compromisso com o abastecimento racional e responsável, sempre participando de políticas de sustentabilidade, com vários projetos premiados, como:

- Programa de Preservação de Nascentes, que envolve mais de 1,5 mil famílias na proteção de 1,8 mil mananciais de Norte a Sul do País. 

- Participação em comitês de bacias hidrográficas, produzindo e distribuindo mudas em hortos florestais e reproduzindo alevinos de espécies nativas para o repovoamento de peixes nos rios.

- Conservação de espécies endêmicas de ictiofauna no rio Iguaçu.

- Inclusão no ranking Global 100 da Corporate Knights, como uma das cem empresas globais mais sustentáveis do mundo. 

(Fonte: Assessoria de Comunicação Engie/Redação ET)