Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura atende vereador e faz limpeza no rio Grande

Edição nº 1365 - 07 Junho 2013

Apresentando denúncias dos moradores do entorno da represa de Jaguara, mais especialmente, junto à ponte que separa os estados de Minas e São Paulo, por conta da grande quantidade de lixo no local, provavelmente ali deixadas pelo desmazelo dos pescadores e turistas, o vereador Márcio Luiz de Freitas (Marzola) requereu providências da Prefeitura para proceder uma limpeza geral. 

“Sem providências do lado de cá – como disse o vereador – pedi ajuda do lado de lá e consegui”, afirmou o vereador, que participou do limpezão junto a funcionários da Prefeitura de Rifaina, inclusive atravessando a barreira entre os municípios para o recolhimento do lixo. Mas na última semana, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura local, as providências foram tomadas, através da Secretaria de Meio Ambiente que mandou  ao local, um caminhão e funcionários para realizar o mesmo serviço, em parceria com a Prefeitura vizinha. Os secretários, Maurício Scalon (Sacramento) e Rita Baraldi e seu assessor Vitor Nunes (Rifaina), acompanhados das polícias militar e de meio ambiente e vereadores acompanharam a limpeza e  constataram que além do lixo acumulado,  há também o perigo dos transeuntes que disputam a  ponte com  os veículos. Na oportunidade, vários pescadores que estavam na passarela dentro da ponte da divisa dos estados foram orientados pelos policiais sobre sua segurança, colocando em risco suas próprias vidas, e ainda, sobre o descarte do lixo nas margens do rio. 

De acordo com o vereador Marzola, uma discussão foi levantada no local sobre como sanar os problemas e que  as autoridades competentes vão  se reunir nos próximos dias para apresentar medidas que visem acabar tanto com a  questão do lixo quanto a da segurança. “É preciso muito mais do que sensibilizar a população. É necessário ter fiscalização e austeridade para lidar com as pessoas que descartam o lixo nas margens da rodovia e também com aqueles fazem de passarela o leito da ponte”, afirmou.