Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Semana Ambiental 2008: Estudantes fazem peixamento no rio Grande

Edição nº 1470 - 19 de Junho 2015

Estudantes do Educandário do Santíssimo Redentor e da Escolinha Tio Toffe lançaram no rio Grande, na manhã do dia 26 último, 693 exemplares de peixes, sendo 396 pacus   e 297 piracanjubas, no primeiro peixamento realizado à jusante da barragem de Jaguara, no local mais conhecido como 'poção'. A informação é do tenente Celso Aparecido Brait, comandante da Polícia Ambiental, que coordenou, de 22 a 26 de setembro, mais uma Semana do Meio Ambiente no município.

 De acordo com o comandante Brait, o peixamento tem no mínimo dois grandes motivos: “Primeiramente, a educação ambiental, que leva à sensibilidade e à consciência e, outro, para evitar que espécies nativas da nossa bacia hidrográfica desapareçam do rio Grande. “Assim como acontece todos os anos, a Cemig foi de fundamental importância para a realização desse evento, desde 1995, a  Polícia Militar de Meio Ambiente,  conta com  a Piscicultura da UHE Volta Grande, que sempre produziu os alevinos para a  realização da soltura dos peixes. Vale lembrar que a Cemig tem um programa anual de peixamento contemplando todos os reservatórios sob sua responsabilidade”, ressaltou. 

A solenidade de soltura dos alevinos no rio Grande, contou com as presenças do técnico ambiental da Cemig João Daniel , do presidente do Rotary de Sacramento  Joel Vilela de Moura Leite e outros rotarianos, 20  alunos, professores e  Frei Ângelo Barbosa, do Educandário do Santíssimo Redentor da Província de Deus e mais  16  alunos e três professoras da Escola Tio Toffe (APAE) de Sacramento. E, contou ainda, com a participação voluntária do pescador profissional, 'Rubão', que disponibilizou  sua embarcação.

Para o comandante, o saldo foi positivo. “Além da blitiz educativa, distribuição de mudas, doação de folders e lixeiras de TNT para veículos, e peixamento, tivemos a oportunidade de fazer uma palestra no Rotary Clube, abordando o tema “a importância dos recursos hídricos nas nossas vidas, bem como a conservação e proteção de áreas protegidas como reserva legal e preservação permanente e campanha de regularização do uso de águas públicas do Igam”. Pela Rádio, pudemos tratar com a população convidando todos para uma efetiva participação, além disso,  alertamos para o registro do uso da água que deve ser feito até 31 de dezembro”.

A Semana Florestal foi criada em 1965, por força da lei federal nº 4.771/65, que prevê também   que toda árvore pode ser declarada imune de corte mediante ato do poder público, considerando sua  beleza, raridade, localização ou condição de porta sementes.

 

Conquista

Encerrando a Semana do Meio Ambiente, a Polícia Ambiental coordenou o plantio de 500 mudas de árvores de espécies nativas, para a recomposição da mata ciliar  do   córrego Barra Rica, na fazenda Conquista,  no município de Conquista. O plantio das mudas contou com a presença alunos e professores da Escola Municipal João Alvarenga, da comunidade de Jubaí. Foram plantadas mudas de 80 cm de goiaba, sombreiro, sangra d'água, aroeira vermelha, mutamba, angico vermelho, imbaúba, angico amarelo, pororoca, pau de baba, figueira, mogno, amora, cedro, genipapo, ingá do brejo, peito de pombo, jambolão, paineira rosa e ipê rosa.

O proprietário da fazenda Conquista,  Marconni Rodrigues da Cunha Caetane, ao final do plantio, serviu aos participantes um delicioso “cofee break”.