Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prática de rapel termina em cinco mortes em cachoeira

Edição nº 1655 - 28 de Dezembro de 2018

Trágico final de semana para seis jovens que praticavam rapel na Cachoeira do Zé Pereira, localizada no município vizinho de São João Batista do Glória (MG), na serra da Canastra, no último dia 22. Cinco deles morreram no local depois que uma tromba d'água caiu na cabeceira do córrego, pegando os jovens de surpresa rio abaixo, quando praticavam rapel, esporte radical, para descida de lugares íngremes, como cachoeiras, barrancos e prédios, através de cordas presas ao corpo.  

Segundo o Corpo de Bombeiros de Passos, que trabalhou no resgate das vítimas, morreram no acidente, Pollyana Laiane Diniz Furtado 26, Mariana de Melo Almeida Horta 23, Maurílio Pádua Silveira 30, Alexsandro Antônio Pereira de Souza 32 e Gustavo Alfredo Godinho Lemos Ferreira 26.  Um dos jovens que estava desaparecido, Eduardo Gomes de Moraes 35, sobreviveu ao acidente e retornou sozinho à sua casa, no dia 24, em Passos (MG).

De acordo com familiares, Eduardo foi levado à Santa Casa para uma avaliação, onde tomou soro para se reidratar. À imprensa, disse o sobrevivente que foi uma 'bênção de Deus'. "Foi uma bênção de Deus, foi o ano da renovação, o Natal faz tudo e acontece”, disse, agradecendo aos amigos e pessoas que estiveram em sua casa, em sinal de solidariedade.

O município tem cerca de 100 cachoeiras catalogadas, mas somente 20 são abertas ao público e recebem mais de 5 mil turistas por semana. De acordo com o secretário de Turismo, Leandro Costa Garrossino, alguns cuidados são necessários para que os passeios ocorram tranquilamente.

"Se os turistas vierem, se precaverem, procurar as informações e estarem sempre acompanhados de um condutor local, esse risco com certeza vai ser diminuído e a pessoa vai aproveitar o fim de semana com mais segurança e mais qualidade", pontua.