Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Neilson Amâncio vai assumir ABO

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Reunidos no Pacheco's Buffet no último dia 27, os dentistas da cidade participaram da eleição que elegeu o novo presidente da Associação Brasileira de Dentista (ABO) da subseção de Sacramento. A chapa única, liderada pelo dentista Neilson Alves Amâncio, foi eleita para reger a entidade a partir de janeiro próximo até dezembro de 2019. Compõem a chapa com Neilson, os dentistas, Luiz Antônio Zago (vice-presidente); Geovane Medeiros Jerônimo e Luiz Antônio Pavaneli Araújo (secretários) e  Karine Batista e  Valéria Mendes (tesoureiras).

Antes de deixar o cargo, o presidente sainte, Rafael Scalon Cordeiro, em entrevista ao ET, fez uma avaliação de sua gestão e da importância da ABO para a classe. “Importante esclarecer a diferença entre ABO, que é nossa associação, que visa ao fortalecimento e união da classe, com CRO, que é nosso conselho de classe, ou seja, Conselho Regional de Odontologia”, explica, informando que a ABO existe na cidade há muitos anos.   

“- Dos mais de 50 dentistas da cidade, somos cerca de 30 profissionais ativos que trabalham pelo fortalecimento da classe, ali todos falamos a mesma língua, discutimos todos os temas e convênios adotados, chegando sempre a um consenso. A ABO, em síntese, luta em defesa dos dentistas”.

 Rafael lembra que a ABO nasceu com os dentistas da velha guarda, hoje todos aposentados, Rômulo Mendes Neto (Dr. Romin), seu pai, Ivan Cunha Cordeiro e o saudoso Ari Bonatti. “Todos eles  sempre deram suporte à entidade. Hoje, Dr. Romin e meu pai, já 'penduraram a chuteira', dando lugar aos novos profissionais, mas sempre foram referência na nossa classe.  Novas pessoas vão chegando à ABO, mas ela não perde a sua essência”, enaltece.

 De acordo com Rafael, a ABO é formada por dentistas particulares, mas isso não impede o trabalho social. “Já participamos de muitas ações, voltadas às pessoas menos privilegiadas, em convenio com prefeitura e outros segmentos, ma isso fica a cargo de cada profissional, assim como são os convênios. A ABO não faz convênios ou ações sociais, ela avaliza e o fazer fica por conta de cada profissional”. 

Finalizando, Rafael informa que a apuração da eleição foi seguida de uma confraternização entre os dentistas e suas famílias para comemorar duas datas importantes relacionadas aos dentistas, que têm como patrona, Santa Apolônia: o Dia Mundial do Dentista, dia 3 de outubro; e o Dia do Dentista, 25 de outubro.

“- Essa confraternização é uma festa tradicional da classe, que nasceu com a entidade. Eu me lembro, era ainda criança, quando acompanhava meus pais a esta festa. E olha que já me formei há 15 anos. E ela tem uma importância muito grande, porque reafirma, reforça os  laços de amizade da classe. O estar juntos, beber e comer juntos é muito saudável para o ser humano, fortalece os laços”, afirma.