Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Final de Entrevista: Val Borges vai representar país em concurso na Argentina

Edição nº 1475 - 24 Julho 2015

ET – Por que Nyck Bawer como nome artístico? Foi criado ou existe uma Nyck? E a Monique, foi inspirada em alguém? E, ainda, é complicada essa mudança de nome no Cartório?

NB – O Nyck Bawer nasceu de uma ideia de querer um nome que não cumprisse com gênero, até então Nyck poderia ser Nycolas como também Nyckolle, e o Bawer é o nome de um fotógrafo que admiro muito... É meu nome artístico, mas que, em breve, será extinto. Na documentação, meu nome será Monique Fornazier Borges, cujo processo para mudança do nome junto ao cartório está em andamento, aliás, esse é o procedimento mais simples, mas só depois da cirurgia posso entrar com o pedido de gênero feminino. O nome Monique veio por eu gostar muito da letra M e de uma certa forma também rima com Nyck, o que facilitaria muito no processo. Seria na verdade Monyck, mas o advogado sugeriu que simplificássemos com letras mais comuns.

ET - E você continua brilhando... Está muito bonita nas fotos enviadas ao ET. Fale do concurso Miss Glamour Brasil 2014, como por exemplo, que diferença o título fez em sua vida...

NB -  Esse é o segundo maior concurso de beleza trans do Brasil. É  um passaporte para concursos internacionais. O concurso foi realizado em agosto de 2014, em Patos de Minas (MG), com uma equipe de produtores competentíssima que acompanha o evento há 18 anos, é, portanto, um tradicional concurso de beleza trans. Concorri com candidatas de 14 estados, representando o Estado do Paraná e conquistei os títulos de traje típico, traje de gala e o primeiro lugar. 

ET - Esse título te abriu as portas para novas propostas?

NB – Sim, o título me trouxe uma maior visibilidade, para que eu possa exercer com mais êxito minha condição de militante dos direitos homossexuais e transexuais.  Abertura de espaço perante as autoridades, tanto que  fui escolhida para a coordenar o Miss e Mister Gay de Uberlândia, promovido pela Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal e Grupo Shama. E, sobretudo, o título  foi muito bom para minha carreira como modelo. Hoje desfilo pra grandes marcas e isso, com certeza, é maravilhoso. E, no inicio de 2016, embarco para concorrer na Argentina ao “Miss Beleza Internacional” defendendo as cores do nosso país.

ET - Por que representou no concurso o Estado do Paraná e não Minas. E agora, na Argentina, vai representando o Brasil e de novo o Paraná?

NB – Quando recebi o convite para representar Minas Gerais, fiquei na dúvida de participar ou não, mas quando realmente decidi, o estado já tinha uma representante, busquei então outros estados e o que mais me interessou e que, até então, ainda não tinha candidata, era o do Paraná. E por meio de um grande e querido amigo de lá, consegui a carta para representar esse estado o qual tenho uma grande admiração, mas na Argentina irei representar o nosso verde e amarelo, pois hoje sou a Miss Brasil e esse título representa todos os nossos estados e culturas maravilhosos. 

ET - Finalizando, vamos falar um pouquinho sobre seus amores... O coração já tem dono? Casamento à vista? É alguém famoso? Aliás, dizem que você deixou em Sacramento um grande amor... Longe dos olhos, longe do coração?

NB - Sim, esse coração aqui tem um dono, mas casamento ainda é muito cedo pra marcar uma data, temos outras prioridades juntos. O nome é famoso sim, mas por enquanto prefiro preservá-lo. Meu grande amor em Sacramento nada mais é do que minha família linda, minha trajetória e os amigos que aí fiz e deixei, e moram todos em meu coração.

ET - Sacramento está nos seus planos?

NB - A Europa esta em meus planos.

ET - Domina idiomas?

NB - Domino o espanhol, faço aulas de inglês e francês.

Um esporte Rapél

Perfume Angel, 'Thierry Mugler’

Estilo musical Pop

Música que marcou Crazy, Gnarls Barkley

Filme O Código Da Vinci, do diretor Ron Howard

Ator Nossa querida Fernanda Montenegro

Livro As Valkírias, de Paulo Coelho

Programa de TV Jô Soares

Ídolos Não tenho ídolos

Política Crise

Amizade Verdadeira

O amor e o ódio Sentimentos distintos porem muito próximos.

Deus

Um sonho Reconhecimento

O que nunca faria na vida Prostituição

Um medo Lugares fechados, tenho claustrofobia

Te deixa feliz Meu trabalho

Mais detesta Mentira

Lugar para descansar Minha cama

Carnaval: Aprendizado

XIII de Maio: No coração e nas lembranças

Sacramento: Saudades

Homem ou Mulher: Mulher