Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

'Quando uma criança chega, toda uma cidade aconchega

Edição nº 1781 - 07 de Maio de 2021

A médica generalista e futura Homeopata, Lívia Bastos (foto), chegou a Sacramento, a convite do secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos santos em 2019. Mineira da capital, filha de Solange e Marcos, “um dos frutos do encontro de amor entre um médico e uma psicóloga”, como bem define a doutora, em entrevista ao ET para falar sobre seu projeto 'Pré Natal da Família', quando relatou também seu profundo carinho pela cidade, que ficou conhecendo através da história de Eurípedes Barsanulfo. Elogios de 270 famílias não lhe faltam. “Dra. Lívia é especial em minha vida, pois esteve presente nos momentos mais difíceis da minha gravidez. Meu marido Rogério e eu somos gratos pela dedicação e atenção que tive em todo período gestacional! Hoje, Rogério Júnior é super saudável.’’ 

 

Veja a entrevista.

 

ET - A sra. diz que, “para olharmos com dignidade e amor para aqueles que cuidamos, é necessário que olhemos, primeiramente, de onde viemos”. Bom, viemos de um ato de concepção. Mas dadas as condições sociais do mundo (milhões de famintos e refugiados, o Brasil com mais 14 milhões de desempregados) podemos dizer também que viemos de choupanas, casebres, mansões e palácios...  Em se tratando de família, os primeiros merecem maiores cuidados do que os últimos?

Dra. Lívia - Olhar com Amor para onde viemos é olhar com compaixão e com – paixão para nossas histórias e fazer valer a pena toda luta e alegria de nossos ancestrais. Quando empoderamos da nossa própria história, conseguimos ajudar para que o outro consiga costurar as próprias histórias. Isso é saúde! Para quem quer e sente dentro do próprio coração a necessidade de cuidar de outras famílias, precisa sempre beber da própria fonte e assim transborda para si e para o outro. O nosso cuidado se destina a todos, independente de classe social, cor, sexo. Nosso cuidado se destina aos corações. COMEÇA E TERMINA NOS CORAÇÕES. E com isso se luta sempre por dias melhores, sabendo que o que pulsa dentro é a vontade de crescermos juntos enquanto indivíduos e sociedade.

 

ET - A sra. tem sido elogiada pelo projeto desenvolvido junto à família, desde o pré-natal ao trabalho com as puérperas através de dinâmicas e palestras, tomando como foco a própria família. A família atual continua sendo 'a célula máter da sociedade'? 

Dra. Lívia - A família é o microcosmos de todo e qualquer aprendizado para a VIDA. Nela damos e recebemos, é e sempre será a nossa maior e principal escola. Trabalhar para e com famílias é o nosso maior presente, nosso plantio para um FUTURO melhor. Sendo assim, a família em seus mais diversos contextos e apresentações é a maior SEMENTE para construirmos a GRANDE SEMEADURA.

 

ET - “Não há como cuidar de outras mães se não estamos em contato com as nossas e que, olhando para as nossas raízes, nos proporciona colher frutos mais doces”. Nessa sua assertiva, na prática, de que modo podemos olhar para nossas próprias raízes e arrancar dali exemplos que dignificam e colher frutos doces? 

Dra. Lívia - Olhar para as próprias raízes significa se empoderar de tudo o que recebemos em honra de nossa família e, assim, fazer a nossa vida valer a pena. Como fazer isso? Na medida em que olhamos para o passado sem crítica ou julgamento, curvamo-nos diante daqueles que vieram antes de nós, sabendo que eles nos deram o seu melhor e assim jorramos para a VIDA. O que isso tem a ver com nosso trabalho? TUDO! Na medida em que estamos saciados dentro de nossos corações, conseguimos produzir e ajudar outras pessoas a produzirem seus frutos. Cada criança que Deus traz ao mundo é uma promessa de Dias melhores. Nossa função é sempre lembrarmos que somos filhos de alguém e, portanto, cuidamos hoje dos filhos e amores de outro alguém. Isso é empatia! Um dia fomos cuidados, outro dia cuidamos.

 

ET - No caso de lares ou famílias desajustadas, esse trabalho assume uma postura diferente por parte da equipe? Ainda dentro desta questão: qual o perfil de mães atendidas no projeto?

Dra. Lívia - Temos a oportunidade e a riqueza de cuidar de cerca de 270 famílias ÚNICAS. Não existem famílias iguais! Cada família tem seu sabor e saber e, por isso, trazem para nós o prisma da diversidade e da singularidade.

 

ET - Que valores podem ser agregados à equipe e somar como característica na formação e capacitação de cada profissional, para que sempre dê o melhor de si?

Dra. Lívia - Parafraseando Rubem Alves, temos dois tipos de educação: a da habilidade e a da sensibilidade. Precisamos sempre de técnica, estudo, informação, todavia sem sensibilidade, habilidades são sem sentido. Dar o melhor de si envolve, então, construir competências e habilidades que nos propiciem cuidar de quem cuida e assim, transbordar o cuidado a nossa comunidade. Essa tem sido nossa construção para os profissionais – a Ajuda que realmente ajuda é aquela que entende a diferença entre grupo e EQUIPE. Grupo cada um faz separadamente o que tem que ser feito, Equipe potencializamos o que cada um tem de melhor unindo-nos em prol do paciente. Nosso foco é que cada família seja cuidada como se fosse a nossa.

 

ET - A sra. expôs um cartaz como um relógio de 12 horas, elencando as providência ou necessidades de um pré-natal completo. O que significa cada uma delas? 

Dra. Lívia - Denominamos o nosso pré-natal como PRÉ-NATAL DA FAMÍLIA, visto que o bebê recebe toda a família e a família recebe o bebê. Nesse baile da vida precisamos de uma orquestra de cuidados. 

- Iniciamos todo o processo com o acolhimento dos agentes de saúde e da recepção, profissionais de excepcional importância na construção da ponte entre as unidades de saúde e comunidade.

- Os enfermeiros e técnicos de enfermagem, por sua vez, mestres na arte de aconchegar corações, realizam orientações quanto a amamentação, testes, coleta do papanicolau e vacinas.

- A psicologia, zela pela saúde emocional de nossas famílias nesse contexto tão desafiador da COVID, proporcionando momentos ricos de autoconhecimento e consciência.

- A nutrição educa novos hábitos fomentando que desde os pequenos cuidados podemos transformar nossa saúde, confirmando o que o Pai da Medicina dos dizia desde 460 a.C. que os maiores medicamentos estão nos alimentos.

- A odontologia, dentistas e técnicos, promovem também cuidados preventivos e curativos naquilo que mais queremos que uma família realize juntos – SORRIR.

- Fisioterapeutas e educadores físicos participarão de forma efetiva na preparação corporal para o parto.

- Contamos também com o apoio dos laboratórios, Labieno Soares, IAPC e Santa Rita, e os ultrassonografistas para a realização dos exames, sempre com brilhantismo.

- E nós, Médicos, Dra. Thallyta, Dr. Leandro Scalon e eu, Dra Lívia Bastos, estamos a serviço de educar sempre e remediar a efetivação de uma gestação cada vez mais fisiológica e saudável.

Sob a coordenação de todo projeto, a Secretaria de Saúde investe na equipe e na construção de novos cidadãos conscientes e participantes para a cidade.

 

ET - Ao falar do projeto a sra.  cita uma frase de Confúcio, “Se você planeja para um ano, plante arroz. Se você planeja para dez anos, plante uma árvore. Mas se você planeja para cem anos, eduque uma criança”. Isso quer dizer que a equipe jamais pode renunciar ao ideal, à alegria e ao jogo da vida? 

Dra. Lívia - Quando digo que, “Para plantar em 1 ano colhemos arroz; para plantarmos em 10 anos colhemos árvores e, para plantarmos em 100, educamos gerações'' (Confucio), quero dizer que alimentamos corações durante a consulta, mas que de forma efetiva estamos cuidando de nossos filhos e netos. O que fazemos hoje é cultivar FUTUROS, e isso é o investimento mais valioso da VIDA. Para que isso aconteça, a VIRTUDE fundamental e propósito essencial é realizar tudo com extrema CONFIANÇA. 

 

ET - Mesmo que falte a chuva, o terreno é pedregoso e, às vezes, as ervas daninhas tomam conta?

Dra. Lívia – Sim, mesmo que haja desertos, em cada momento existe um oásis. Gosto de dizer que nesse caso, uso do pensamento dos poetas, nesse caso Fernando Pessoa: “Pedras no caminho? Guardo todas... Um dia construo o meu castelo. SEMPRE - Em cada adversidade, uma oportunidade!

 

ET - Finalizando, como fazer para que a cidade inteira receba os bebês que nascem, com amor e dignidade ou como a sra. diz: “Quando uma criança chega, toda uma cidade aconchega”. Como buscar esse aconchego da comunidade?

Dra. Lívia - Mais do que falar, deixo o meu convite a toda sociedade sacramentana que possamos RECEBER, DAR ESPACO para essas crianças em nossos corações. Nossa vontade é criar toda uma cidade, rede de apoio para aqueles que chegam corajosamente nesse mundo trazendo a própria luz.

 

Adriana comemora o filho Rogério e agradece à médica Lívia

 

Entrevistada pelo ET, a mamãe do pequeno Rogério Júnior, de 1 ano e 9 meses, Adriana Martins disse que está muito agradecida pelo trabalho e orientações da Dra. Lívia Bastos. “Dra. Lívia é especial em minha vida, pois esteve presente nos momentos mais difíceis da minha gravidez. Somos gratos pela dedicação e atenção que tive em todo período gestacional! Hoje, Rogério Júnior é super saudável, desde o nascimento não teve nenhum problema de saúde. Nem resfriado, graças às orientações que recebi durante o pré-natal, dadas pela Dra. Lívia. Segui e sigo até hoje suas recomendações”, disse.

Adriana relata como Dra. Lívia entrou em sua vida. “No dia do Chá Revelação, no Restaurante Portal, da Cláudia, coincidentemente, Dra. Lívia estava almoçando no local. A partir dali, literalmente, em todos os momentos esteve por perto”, revela, elogiando também o marido, Rogério. 

“- Meu marido esteve em todas as consultas, em todos os cursos e fortaleceu mais ainda nossa segurança em ter o primeiro filho. Com os cursos ele aprendeu tudo, iniciando no pós operatório (cesárea), ele deu os primeiros banhos e curou o umbigo do nosso pequeno. Motivado pela Dra. Lívia, Rogério foi responsável por incentivar e demostrar a importância do pai presente! Auxiliou em toda construção de amor e carinho!”, revela Adriana, finalizando. “Nosso carinho é enorme e a gratidão é o sinônimo do trabalho desenvolvido nesse lindo projeto da doutora”.