Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Minas Gerais adota mais restrições na onda vermelha da Covid-19

Edição nº 1781 - 07 de Maio de 2021

Cinco macrorregiões passam a ser classificadas como cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis

 

De acordo com a recomendação do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reuniu na manhã dessa quinta-feira 3, o Governo de Minas Gerais decidiu que, a partir de domingo 6, cinco macrorrregiões do estado deverão adotar medidas ainda mais restritivas. As macrorregiões do Triângulo Sul, Oeste,  Sul, Leste do Sul e Centro Sul – que já estavam na onda vermelha - foram consideradas em cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis, o que aponta para um momento crítico da pandemia.

 

Cenários assistencial e epidemiológico desfavoráveis 

 A classificação de uma macrorregião nesses cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores, Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas. 

 

Feriado prolongado preocupa autoridades

O feriado prolongado em virtude do Corpus Christi é uma preocupação do Governo, que está intensificando as estratégias de comunicação para conscientizar a população. Neste período, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fará rondas nos municípios para reforçar, por meio de carro de som, os protocolos mais restritivos da onda vermelha. As festas clandestinas e aglomerações com dia e hora marcada estão sendo monitoradas pela PMMG por meio das mídias sociais, uma vez que esses eventos estão proibidos na onda vermelha em todas suas gradações.

“Buscamos aumentar o entendimento da população sobre a necessidade de segurarmos a transmissão do vírus. As medidas restritivas locais são fundamentais nesse sentido e é importante sensibilizarmos a população para isso”, afirmou Fábio Baccheretti, destacando que, apesar do momento ser considerado crítico, os dados mostram que tanto os óbitos como os números de casos de internação por Covid-19 vêm caindo entre a população idosa vacinada, dos 70 aos 90 anos.  

(https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/14924-minas-gerais-adota-mais-restricoes-na-onda-vermelha)