Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS faz mutirão de limpeza contra dengue

Edição nº 1720 - 27 de Março de 2020

Questionado sobre mais um Mutirão da Dengue que a Prefeitura está realizando, o prefeito Wesley respondeu que a preocupação com o mosquito da Dengue não pode ser esquecida, razão de a Prefeitura através das secretárias de Saúde, Obras e do Serviço de Limpeza Pública estar atenta com a limpeza da cidade, em especial dos quintais e locais onde o lixo mais se avoluma. 

“São 21 agentes e dois caminhões trabalhando nesse mutirão de limpeza nos bairros Skaff e Cohab esta semana, com o objetivo de retirar todo o entulho e eliminar os possíveis criadouros do mosquito. Trata-se de uma ação que está sendo feita concomitante com as medidas de combate ao novo coronavírus, pois uma pessoa com dengue, perde resistência e fica mais vulnerável caso seja infectada”, justificou o prefeito, recomendando aos moradores desses bairros que façam a limpeza de seus quintais colocando todo o lixo para fora, nos passeios das residências, para facilitar a coleta. 

O cuidado da Prefeitura vem sendo feito também pelo serviço de limpeza da cidade, na varrição e na poda dos arbustos e vegetação rasteira dos canteiros e praças da cidade. “O serviço não parou, sob a supervisão do diretor Marino Lobato, toda a turma da limpeza continua trabalhando e promovendo a limpeza diária da cidade, em especial nos locais mais críticos pela incidência do mosquito aedes-aegypti. Assim como as equipes do mutirão, coordenada por Newton César Cassimiro; da coleta do lixo e da vacinação, setores imprescindíveis nesse tempo de pandemia, continuam firmes”.

Para o prefeito, todo esse pessoal que faz parte de setores essenciais da administração pública merecem uma palavra de incentivo e consideração. “Todos eles merecem nossa consideração e cumprimentos. Não podemos nos descuidar”, avaliou, indo de encontro ao que o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso afirmou também falando sobre a importância do mutirão de limpeza: “Não podemos ter casos de dengue na cidade, caso tenhamos será um desastre, pois já temos três casos positivos do corona”, alertou, fazendo um balanço da situação da dengue em Sacramento. 

“São 72 notificações de dengue com cinco casos confirmados, revelou, informando que para o seu combate “foi montada uma estratégia especial pelo Comitê de Enfrentamento das Arboviroses que além de solicitar a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o empréstimo de 01 (um) veículo para aplicação de UBV - Ultra Baixo Volume (fumacê), para controle do mosquito transmissor (Aedes aegypti).

O coordenador da educação em saúde do município, Bergson Evangelista, que acompanha o mutirão de limpeza também deixa uma mensagem à população: “O momento é de muita responsabilidade, vamos ficar em casa e aproveitar para limpar os nossos quintais mudando esta realidade, vencendo a dengue e o coronavírus!”, aconselhou.

 

PLANILHA ATUALIZADA DA DENGUE EM 2020

Meses

JAN

FEV

MAR

TOTAL

Total de casos suspeitos notificados

13

23

36

72

Casos confirmados de dengue

3

7

5

15

Casos descartados

10

16

16

42

Aguardando resultados

0

0

15

 

                                                           Atualização dia 26.03.2020 - 11h20m