Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade sedia Copa de Manga Larga Marchador

Edição nº 1439 - 07 Novembro 2014

O Parque de Exposições  Hugo Rodrigues da Cunha mais uma vez foi palco de belos animais da raça Mangalarga Marchador, participantes da V Copa da Marcha,promovida pela  Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, no último sábado, dia 1º de novembro. 

Antonio Claret Zandonaide,  um dos renomados  criadores da raça no país,  é o principal anfitrião do evento que teve a participação de 60 animais, 32 a menos dos anteriormente inscritos. “Infelizmente, na Copa em Goiânia, de 21 a 23 de outubro, houve um caso de mormo (doença infecciosa causada por uma bactéria   que acomete  os equídeos) e os animais expostos na feira são obrigados a ficar de quarentena, impedidos de participar de qualquer evento. Mas, mesmo assim, conseguimos oficializar 60 animais e um excelente público, ou seja, tivemos menos animais, mas todos animais de excelência”. 

O Haras Zandonaide participou com cinco animais e teve campeões, um deles, o cavalo Mussum HZ campeão de categoria. A Copa de Marcha foi organizada pela empresa Três Barras Promoções LTDA, mineira  de Belo Horizonte, especialista em exposições chanceladas e ranqueadas de bovídeos e equídeos há 35 anos. De acordo com o gerente Darlan Santos, os resultados oficiais da Copa de Marcha  serão divulgados no site da empresa www.3barras.com.br.

Felipe Homem de Faria, árbitro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos  Mangalarga Machador (ABCCMM), responsável pelo julgamento dos animais participantes da Copa de Marcha, avaliou positivamente o evento e a qualidade dos  animais. 

“- Tivemos um números expressivo de animais e uma qualidade excelente, bastante representativos tanto   na marcha e qualidade de cela, quanto no que diz respeito à comodidade e ao temperamento dos animais. Todos de muita qualidade. O animal que sair daqui como o campeão dos campeões com certeza sairá com mérito para ser consagrado um dos campeões da Copa Nacional do Mangalarga Marchador”, elogiou. 

Felipe que pela primeira veio a Sacramento, elogiou a iniciativa do Haras Zandonaide em viabilizar a realização da copa ranqueada  na cidade.  “Antonio Claret é uma pessoa de expressão entre os criadores de mangalarga marchador no país. É uma pessoa que luta, tem uma dedicação   pela raça dos animais a vida inteira e é muito presente em todos os eventos”.