Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ex-prefeito Baguá leva reivindicações a ministro

Edição nº 1366 - 14 Junho 2013

O ex-prefeito Wesley De Santi de Mello (Baguá) esteve em Brasília no início do mês em visita de cortesia ao amigo e correligionário, Antônio Andrade, Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na oportunamente, o ex-prefeito cumprimentou  o amigo pelo honroso cargo de destaque junto ao governo federal e externou sua satisfação por  ver um sacramentano, o ex-vereador Ronaldo Bizinotto, como assessor direto do ministro. “Isso muito nos orgulha e nos deixa mais próximos do Ministro”, afirma Baguá, ressaltando que aproveitou também para fazer algumas reivindicações que beneficiarão Sacramento.

 Já esta semana, o ex-prefeito recebeu do ministro a boa notícia da aprovação,  pelo Governo chinês,  de três variedades de soja geneticamente modificada, de interesse do Brasil. O ministro Antônio Andrade, que fez o pedido da liberação, agradeceu a decisão das autoridades chinesas,  na pessoa do ministro de Agricultura da China, Han Changfu, destacando que “a  aprovação das variedades de soja Intacta RR2 PRO, CV127 e Liberty Link é muito bem-vinda para o país, especialmente em função da propagação da lagarta Helicoverpa armígera, em vários Estados do Brasil”. 

Conforme o ministro, as novas sementes aprovadas pelo governo chinês, que consome 70% das exportações da soja brasileira, já tinham seu uso autorizado no Brasil e em outros mercados, mas os produtores de soja e a empresa detentora da tecnologia estavam aguardando a aprovação chinesa. Só neste ano, o Brasil já exportou quase nove milhões de toneladas de soja em grãos para a China.