Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento é o 10º em competitividade no Triângulo

Edição nº 1341 - 21 Dezembro 2012

O município de Sacramento ocupa a 10ª posição no Triângulo e a 59ª no Estado, no estudo do Sebrae, que indica quais são as cidades mineiras melhor estruturadas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Na região, lidera Uberlândia, seguida de Uberaba, Araxá,  Ituiutaba,   Araguari,   Patos de Minas,   Patrocínio,    Frutal,  Iturama e Sacramento. 

Conforme os dados em nível regional, o Triângulo ocupa a segunda posição, com nível  de competitividade médio; na primeira posição está a região central que também tem nível médio. As regiões Noroeste, Rio Doce, Sul e Zona da Mata têm nível de competitividade baixo; Norte e Jequitinhonha/Mucuri, novel de competitividade muita baixo.

Desenvolvido pelo Sebrae , o Indice tem como  fontes de dados os órgãos federais e estaduais como ANATEL, Banco Central do Brasil, Cemig, DataSUS, Fundação João Pinheiro, IBGE, INEP, IPEA, MEC, SEF, Tesouro Nacional, entre outros. 

O objetivo do estudo é de sintetizar um conjunto de informações que indicam a capacidade dos municípios de criar e manter um ambiente favorável aos negócios. Por meio dessas informações, o Sebrae Minas definirá a forma de atuação nas cidades mineiras e subsidiará o poder público na definição de ações de incentivo ao desenvolvimento do setor produtivo.

De acordo com o Sebrae, o conhecimento sobre as características locais é essencial para o estabelecimento de estratégias que visam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e estimular o empreendedorismo. 

O Índice  de Competitividade dos Municípios foi construído a partir de 5 subíndices, a saber: 

1. Performance Econômica: abrange os aspectos relacionados à atividade econômica, ao comércio internacional, à remuneração e ao emprego. 

2. Capacidade de alavancagem do governo: inclui as finanças públicas. 

3. Quadro social: engloba os principais indicadores sociais. 

4. Suporte aos Negócios: compreende o mercado de trabalho, instituições de apoio e multiplicidade da economia. 

5. Infraestrutura: considera a infraestrutura básica, educação, saúde e meio ambiente.