Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento realiza II Exponelore e I Feira Pró Genética

Edição n° 1228 - 22 Outubro 2010

 

Pecuaristas de Sacramento e região, visitantes e compradores  movimentaram o parque de exposições entre os dias 14 a 16, durante a II Exponelore e a I Feira Pró Genética.  A abertura oficial dos eventos deu-se na manhã da sexta-feira, 15, com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, produtores, representantes de órgãos ligados à pecuária e expositores. 

A II Exponelore, pela segunda vez, organizada e coordenada pela empresa MGM, de São Paulo, tem o intuito de reunir criadores do município e região, para troca de experiências, divulgar e julgar a raça no município, que soma pontos para o ranking dos animais.  Nos dois dias da Exponelore, 13 criadores trouxeram 80 animais entre touros e matrizes de qualidade, um número bem maior do que a primeira Exponelore, ocorrida no ano passado.

De Campo Florido (MG), Antonio Paulo Abate; de Ituverava, (SP) B&A Brothers Agropecuária e Rosa Sigueku Nagata e outros; de Barretos (SP), Carlos Olynto Junqueira Franco,  José Salomão  Gibran; de Uberaba, Marco Antônio A Barbosa, Jobson Antunes de Oliveira e  Torres Lincoln Prata Cunha; de Pains (MG), Roberto Guimarães Porto; de Restinga (SP), Toni Salloum; de Aramina, Walter Gama Terra Júnior e de Sacramento, Valéria Silveira Skaff e José Humberto Ramos 

Para  a organizadora, Mirela Guimarães, fixar a data foi a melhor decisão, porque a exposição na cidade passou a fazer parte do calendário dos nelores, atraindo cada vez mais criadores, com animais de altíssimo nível. “Pela nova data fixada, localização da cidade, apoio do poder público e dos criadores, temos certeza que a Exponelore vai crescer muito ainda”, avaliou. 

Uma das propostas do prefeito, informou  Mirela é a de fazer já no próximo ano o I Leilão ranqueado. “Para isso, já apresentamos ao prefeito o projeto de melhoria do Parque para atender os expositores e seus animais.  “Além de uma boa reforma nos pavilhões existentes, precisamos construir outros, melhorar os cochos e ampliar o lavadouro, enfim melhorar a parte do manejo dos animais”, disse, elogiando a abertura do restaurante à noite, mas lamentando o seu fechamento para ao almoço, obrigando os expositores e pessoal do manejo a se ausentar do parque.

Luciano Skaff , presidente da Associação dos Criadores e coordenador do Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha elogiou os dois eventos. “Estamos todos fazendo nossa parte, o aumento dos expositores, o apoio dos produtores, a Prefeitura investindo, patrocinando. Quanto às reformas, depende da liberação de verbas, mas o prefeito não tem medido esforços para que isso aconteça, pois o retorno é muito bom, gera emprego, atrai turista, visitantes, os próprios expositores se utilizam da rede hoteleira e outros virão futuramente”. 

 

 

Criadores fazem avaliação 

 

 

Suely Yassuko Mine Ho, da Agropecuária Mine, de Ituverava, satisfeita com os vários prêmios recebidos com os animais avalia. “Trouxemos sete animais e para nós é muito importante essa exposição aqui, a cidade é próxima, o julgamento é de alto nível. Com a nossa participação, mostramos o nosso trabalho, trazemos o que há de melhor na fazenda, conhecemos outros criadores, fazemos marketing e pontuamos os animais”. Sueli é casada com o criador Robim Ho, ela ficou os dois dias na cidade com os filhos”.

 Flávio Paiva, da Fazenda Índia Maab, no município de Uberaba, participou da Exponelore com sete animais e levou vários prêmios, um deles entregue pelo prefeito Wesley De Santi de Melo. “Essa exposição em Sacramento é muito importante para nós, de Uberaba, onde está a sede da ABCZ e para toda a região, temos que fortalecer a região  e isso vem contribuir e muito. Para nós,  criadores, é altamente importante a exposição ranqueada aqui pela proximidade e pelo nível que vem apresentando, com animais muito bons, e excelente julgamento, são pontos para nós e para toda a região”, avalia. 

E um dos saldos mais positivos da Exponelore vem de Jobson Antunes de Oliveira, o Job, da fazenda Santos Reis, em Uberaba,  que teve animais premiados reservados campeões, anunciou a possibilidade de criar uma associação no município.  “Fomos muito bem recebidos aqui no ano passado e este ano e nós criadores presentes, numa reunião junto com a Mirela, nasceu a idéia de criar uma associação aqui, claro, que com o apoio da prefeitura. A raça nelore é apaixonante, além de ser uma loteria, a gente brinca com isso e joga todos os dias. E criamos uma irmandade, queremos disputa, luta e aparecer mais a cada dia. O parque está num ponto muito estratégico e, pensamos em criar uma associação para fortalecer o evento, fazes melhorias. Vamos começar a partir desse mês a amadurecer a idéia e tentar coisa melhor para o ano que vem”, disse, ao lado do prefeito Wesley e do coordenador do Parque Luciano Skaff, que aplaudiram a iniciativa.

 

 

Valorização do produtor rural

 

 

Para o prefeito Wesley, a exposição ranqueada para Sacramento é de grande importância pela divulgação do município. “Sacramento ganhou muito com isso, valoriza a região, os negócios e temos que agradecer àqueles que acreditaram no investimento. Ganham as duas partes, o produtor , porque está expondo, ranqueando o seu gado que amanhã  vai levar o nome de Sacramento. E, além disso, a Exponelore é uma valorização do produtor rural local, que é incentivado por  outros criadores”, destaca.

 Falando sobre a Feira Pró Genética, o prefeito mostrou a sua importância na melhoria do plantel pecuário do município. “Os produtores do município estão tendo a oportunidade de acesso a animais de boa origem,  de boa genética, registrados e isso vai valorizar e muito o rebanho do município. Antigamente, precisava de um curral para tirar 100 litros de leite, hoje, com duas, três ou quatro vacas  cabeças tiram-se 100 litros’’, comparou.

Wesley anunciou também a realização do I Campeonato de Marcha do Manga Larga Marchador, no dia 20 de novembro. “Isso é muito importante. Está aqui em Sacramento o empresário Clarete Zandonaide, um dos grandes criadores da raça e isso é mais um evento pra cidade. Nossa proposta era movimentar o parque e isso está acontecendo aos poucos”. 

Sobre possíveis melhorias no parque, o prefeito Wesley reconhece a necessidade de proceder uma ampla e completa reforma no Parque.  “Temos que dar uma geral nesses pavilhões que estão com telhas quebradas, cochos em mau estado, o prédio do restaurante precisa urgente ser melhorado, o  tatersal, os currais, os banheiros, tudo está precisando melhorar, falta manutenção, precisamos embelezar isso aqui, arborizar, oferecer um local agradável e adequado para os participantes dos eventos”. 

O empresário Clarete Zandonaide espera otimista a realização do I Campeonato de Manga Larga Marchado, aliás está é a sua especialidade. ‘‘Estou apertado, tenho que correr atrás de criadores e conseguir, no mínimo 60 animais’, disse. ’

 

I Feira Pró Genética

 

 

A I Feira Pró Genética reuniu tourinhos e matrizes registrados para roda de negócios,  diferentemente da Exponelore que reúne gado de elite. A feira, realizada em parceria da Prefeitura, ABCZ, Sindicato Rural, IMA, Emater, Epamig e Governo Federal, segundo os organizadores “foi um sucesso”.

Os produtores tiveram oportunidade de negociar touros nelores, animais Guzerá leiteiro e de corte, além do Gir leiteiro. O objetivo foi o de melhorar a genética de seu rebanho e obter melhores resultados através de touros PO (Puro de Origem),  RGD (Registro Genealógico Definitivo), inspecionado pela ABCZ, idade máxima de 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose, com financiamentos pelo Banco do Brasil e Siccob. A I Feira Pró Genética reuniu tourinhos e matrizes registrados para roda de negócios,  diferentemente da Exponelore que reúne gado de elite. A feira, realizada em parceria da Prefeitura, ABCZ, Sindicato Rural, IMA, Emater, Epamig e Governo Federal, segundo os organizadores “foi um sucesso”.

Os produtores tiveram oportunidade de negociar touros nelores, animais Guzerá leiteiro e de corte, além do Gir leiteiro. O objetivo foi o de melhorar a genética de seu rebanho e obter melhores resultados através de touros PO (Puro de Origem),  RGD (Registro Genealógico Definitivo), inspecionado pela ABCZ, idade máxima de 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose, com financiamentos pelo Banco do Brasil e Siccob. 

 

 

A Feira é muito importante para os produtores do município

 

 

Carlos Andre Carvalho, da fazenda Ibituruna, elogiou a iniciativa.  “A qualidade dos animais incentivou a gente a fazer a compra. Essa feira é uma oportunidade pra gente conhecer os animais, obter informações, trocar idéias e, no final, toda essa genética disponível nos incentivou”, afirma Carvalho, acrescentado: “Uma outra vantagem que a gente vê é a questão do transporte e o apoio da Emater. Compramos um touro, mas entendemos que já é um bom começo, porque um bom touro faz um bom gado”. 

Outro comprador de touro, Luiz Antônio Lopes da Silva, dos Pinheiros, disse que estava buscando profissionalismo. “Hoje em dia temos que procurar profissionalismo e foi baseado nisso, procurando melhorar em termos de qualidade para tirar o máximo da propriedade, foi  que comprei um  touro. Estou começando agora e com a orientação da Emater, da ABCZ estamos apostando num animal de qualidade pra começar bem”.

“Temos que dar um jeito de melhorar o gado, senão não dá”, foi o que disse Alaor Francisco das Neves, 61,  da fazenda Taquaral. “Vou sair do manejo antigo, pegar coisa diferente, moderna, investir um pouco pra melhorar , estou com umas novilhas muito boas e vou colocar um bom touro. Precisamos fazer investimento, senão vou ter que parar”, afirma.

E quem estava deveras feliz, era Luciano Biassutti Delecave, de Ipiaçu (MG), um italiano muito alegre, proprietário dos touros de qualidade e perfil de vendedor, respondia às brincadeiras dos presentes, que o elegia como “o mais rico do pedaço”: “Não sou o mais rico no dinheiro,  sou rico sim de espírito e principalmente por estar participando dessa feira”, elogiou, apresentando-se de uma forma cativante.

Luciano trouxe 14 touros, comercializados na faixa de R$ 4 mil, os nelore; e R$ 3,5 mil, os Gir. “O pessoal está esperando a hora da xepa, mas não vai dar xepa, não, porque os preços estão muito bons, valeu muito a pena”, avaliou, elogiando a cidade. “Sacramento está de parabéns por dar essa arrancada no Pró Genética.  É   uma iniciativa muito boa. A cidade é muito boa, gostei muito dos ares da terra,  do povo e dos compradores.  Agora é esperar a II Feira”, finaliza. 

Para Luiz Devós, um dos diretores do Sindicato Rural, entidade parceira do evento, também avaliou positivamente a feira. “Estamos satisfeitos com a participação,a comercialização, porque pensamos  no futuro, fazer um gado mais robusto, com mais peso,  mais carne,  mais leite e crescer com os demais da região. Animais muito bons, de alta qualidade. A receptividade foi muito boa e uma parceria que deu certo, esperamos no próximo ano termos o dobro do que temos hoje”, declara.

Alison Rodrigues, técnico agrícola da EMATER, um dos responsáveis pela feira, iniciou o projeto da feira com palestras junto aos produtores nas comunidades mostrando a importância do melhoramento genético no rebanho do município e os ganhos que o produtor pode ter com isso, também fez sua avaliação. “Valeu muito a pena, porque o produtor veio, aquele que não compra fica conhecendo a feira e a qualidade genética dos animais ofertados, no ano que vem poderá ser um comprador.

Atingimos nosso objetivo, a partir desses compradores, queremos fazer um trabalho de divulgação dos resultados, mostrando ao produtor o sucesso do outro, com isso atraíndo novos compradores e consequentemente melhorando o rebanho no município. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e vamos na II Feira do Pró-Genética mostrar animais e resultados desse evento”, afirmou.