Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Zé Maria preside CPI do Biro


O vereador José Maria Sobrinho (PL), da base governista, é o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, instalada para apurar irregularidades no governo do ex-prefeito, Nobuhiro Karashima. São membros da CPI, além de José Maria, José Carlos Basso De Santi Vieira, PSDB; Aristócles Borges da Matta, PDT; Luizão Bizinoto, PMDB e Marcos Jeronimo, PFL., eleito relator. A CPI do Biro tem como base um jantar oferecido pelo então prefeito a 300 pessoas, aquisição de estrelas do PT com dinheiro público e contratação irregular de duas empreiteiras.

Agora são duas as CPIs instaladas, a outra, a CPI do Joaquim, apura improbidade administrativa do prefeito atual ao autorizar funcionários da prefeitura, empregando veículos da municipalidade, pra realizar serviços em seu rancho às margens do rio Grande, no Cipó. A comissão, formada em abril, data do requerimento, formada pelos vereadores, Aristocles Borges da Matta, o Papinha, Marcos Jerônimo, José Maria Sobrinho, Luizão Bizinoto e José Carlos Basso De Santi, o Fofão, um de cada partido, foi modificada pelo presidente Bruno Scalon Cordeiro, retirando Luizão, do PMDB, partido de oposição ao prefeito Joaquim, e nomeando no seu lugar, Hélio da Farmácia, da situação. Segundo Luizão, 'uma armação' da casa para a comissão ter maioria de seus membros do lado do prefeito. Luizão impetrou um mandado de segurança para garantir o seu lugar na CPI, ainda em julgamento.
Presente à reunião, o presidente Bruno Cordeiro comentou sobre o assunto: "Vivemos num processo democrático onde os atos públicos devem ser questionados e sob o responsável apuradas as supostas regularidades, dando a este o consagrado amplo direito de defesa. A CPI é soberana e seu integrantes são legitimados pelo povo para desvendar as supostas irregularidade. A abertura deste processo é um marco histórico pois pela primeira vez a CMS deste município investiga fatos