Com o objetivo de melhorar os indicadores epidemiológicos do município, a sessão de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde realizou o Plano Diretor de Vigilância Sanitária de Sacramento. Coordenada pelo diretor, Túlio Costa, uma oficina que contou com a participação dos agentes comunitários de saúde, agentes sanitários, funcionários da vigilância epidemiológica e sanitária, enfermeiros, representantes do Conselho Municipal de Saúde e diversos segmentos da sociedade, foi a base para a montagem do Plano. “Na oficina, discutimos os problemas e as soluções para as principais dificuldades existentes dentro da área”, disse Túlio.
Segundo ainda o diretor do Setor de Vigilância Sanitária, “o Plano, apresentado no final de novembro ao prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, tem como objetivo, melhorar os indicadores epidemiológicos do município, através da eliminação, diminuição ou prevenção de riscos eminentes à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde.
Para o secretário de Saúde do município, Reginaldo Afonso dos Santos, “o município de Sacramento, ao elaborar esse documento, preocupou-se em buscar subsídios junto à população, através da mobilização social, direcionando os seus objetivos gerais para o cumprimento das metas e objetivos propostos”.
Prefeitura recolhe pneus
Recentemente, fazendeiros próximos ao lixão da cidade denunciaram a este jornal a queima de pneus naquele local. A reportagem mostrou amontoados de pneus na entrada do lixão, ora servindo de depósito de água parada ora queimando gerando uma fumaça insuportável para os moradores do local. Para acabar com esse problema a Prefeitura da cidade, através das secretarias de Saúde e de Obras, firmaram uma parceria com a Prefeitura de Uberaba, que mantém naquela cidade um 'Ecoponto', que dá uma destinação adequada a pneus velhos, sem agradir o meio ambiente. “Essa iniciativa se deu com dois caminhões lotados de pneus, que levamos para o Ecoponto da cidade de Uberaba, e, em Sacramento, estamos disponibilizando o Almoxarifado da Prefeitura para receber esses pneus”, informou o secretário Reginaldo Afonso.
Para o prefeito Joaquim Rosa dos Santos, “a iniciativa tornou realidade mais um instrumento importante voltado à preservação da qualidade de vida da população. Com a adesão da Prefeitura, estaremos contribuindo para diminuir o risco, por exemplo, de os pneus velhos serem lançados em rios ou transformados em ambientes propícios à formação de focos do mosquito transmissor da dengue”.