O jovem sacramentano, Vinícius Franklin Santos, 22, cabo do Exército Brasileiro, e mais 70 oficiais embarcaram no aeroporto de Uberlândia, às 10h00, do último dia 13, com destino ao Haiti, para uma missão de paz durante seis meses. Por aqui ficaram os pais, José Osanan Santos, Maria Luisa de Jesus e as irmãs Cíntia e Patrícia, amargando a saudade. O filho mais velho, Gregório, reside em Uberlândia. “Vinícius esteve aqui na semana passada para se despedir. Foi muito choro, muita saudade antecipada, mas não há como impedir, a gente cria filhos para o mundo, para a vida, mas chorei demais. Eu não entendo bem dessas coisas, mas a gente teme pela vida dos filhos. Ele estava louco para ir, estava muito feliz”, disse a mãe Luísa, com os olhos brilhantes pela emoção.
Segundo Luísa, esse é o segundo embarque de soldados brasileiros para o Haiti. O primeiro foi no dia 3 de novembro e o terceiro será neste domingo 17, novos soldados embarcarão para a missão. “Até chegarem notícias meu coração ficará apertado, muito apertado”, confessa a mãe.
Vinícius ou Cabo Franklin como é chamado no meio, sempre residiu em Sacramento, mas há quatro anos optou por alistar-se em Uberlândia. Gostou da experiência e abraçou a carreira de integrante do Exército Brasileiro. “Ele fez curso para cabo e pretende prosseguir os estudos e seguir carreira no Exército, ele está muito feliz”, conta. Mas Vinícius não é o único filho de Luísa no Exército, o irmão Paulo Henrique seguiu as pegadas do mano e hoje faz o curso para cabo. “É a vontade deles, a gente não pode impedir, é aceitar e colocar o coração à larga”. Para amenizar um pouco a saudade, a família vai passar as festas natalinas com o outro filho, em Uberlândia. “Paulo Henrique não pode vir então nós vamos, mas vai ficar faltando um dos filhos, o Vinícius, na festa pela primeira vez”.