A Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria de Saúde, está lançando esta semana um novo projeto intersetorial denominado, 'Projeto Sintonia', que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida através do tratamento alternativo para o controle da obesidade, do diabetes, hipertensão, depressão e dores musculares ligadas ao sedentarismo.
De acordo com o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, o Sintonia é um projeto multidisciplinar, que contará com mais de 20 profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e educadores em saúde, para atender todas as pessoas inscritas.
“O acesso ao Projeto Sintonia será realizado através de um exame de bioimpedância que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso, gordura e água. O exame de bioimpedância é um método de alta precisão na avaliação da composição corporal, que permite medir e calcular seis diferentes biomarcadores. De posse dos resultados o usuário será orientado sobre a maneira mais fácil de se 'Sintonizar' para reduzir os dados negativos e manter os positivos”, explica o secretário.
Os biomarcadores que serão analisados pelo exame de bioimpedância são: A gordura, que revela aspectos importantes da saúde de uma pessoa; a hidratação, que caso esteja insuficiente pode ocasionar efeitos negativos no ganho de massa muscular; massa magra e massa muscular, que além e proporcionar melhor estética corporal, a massa muscular está envolvida em uma série de processos fisiológicos importantes; água intracelular e extracelular; saúde celular (Ângulo de Fase) e, a taxa metabólica basal e Índice de Massa Corporal (IMC).