Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Saúde zera fila de cirurgias de catarata

Edição nº 1667 - 22 de Março de 2019

 

As últimas 57 pessoas que serão submetidas à cirurgia de catarata iniciaram os procedimentos de avaliação nessa terça-feira 19, no CRES Antônio Júlio. Outras 215 já passaram pela cirurgia com êxito. 

“Zeramos a fila das cirurgias de catarata”, comemorou o secretário de Saúde, ao lado do prefeito Wesley De Santi de Melo, diante do último grupo que realiza nas próximas semanas a cirurgia no Hospital São Paulo, em Uberaba. Já zeramos as filas das tomografias, ressonância magnética, exames laboratoriais e só faltam mesmo os procedimentos que dependem de Uberaba, onde farão a consulta e já voltam com a data marcada para a cirurgia, que esperamos seja realizada ainda este mês ou primeira semana de abril”, informou. 

Ainda de acordo com o secretário, há ainda duas etapas do programa Fila Zero na área oftalmológica. “A segunda etapa será a correção de lentes (Yag laser), utilizadas para graus maiores, com vários pacientes aguardando e, na terceira etapa, serão atendidos os pacientes que vai fazer a cirurgia para tirar o pterígio, que é o crescimento da membrana que reveste a pálpebra e cobre o branco do olho, popularmente chamado de “carne crescida. Temos cerca de 80 pessoas aguardando o procedimento”, informou o secretário. 

 Para esses procedimentos, Reginaldo disse que acompanhou o prefeito em visita aos hospitais Universitário Mário Palmério e Regional, onde devem ser feitos esses procedimentos cirúrgicos de média complexidade. 

Para o prefeito Wesley de Santi, é uma satisfação ver as cirurgias chegando ao final. “Quem ganha é a população, as pessoas que necessitam da assistência. Sempre digo que, na saúde a gente não descerra placa, a gente vê o resultado nos olhos das pessoas. Hoje, podemos comemorar, porque quando foi feita a divulgação do projeto Fila Zero, muitos não acreditaram e olha aí o resultado, estamos chegando ao fim da fila das cirurgias de catarata”, comentou, salientando que ninguém ficou de fora.

 “Muitos daqueles mais céticos, que não acreditavam, depois que viram os primeiros resultados, correram para conseguir encaixe, e mesmo esses retardatários não vão ficar de fora. Eles serão atendidos com a mesma presteza”, disse o prefeito, enaltecendo o resultado da cirurgia. 

“Fico imaginado a sensação de uma pessoas voltar a enxergar. Essa deve ser uma das maiores graças que as pessoas podem ter, de voltar a ver tudo com clareza e nitidez”, afirma, destacando que cirurgias de outras áreas médicas serão realizadas no Hospital Universitário Mário Palmério. 

“- O município vai assumir essa contratualização, porque temos ainda cerca de 400 pessoas que dependem de Uberaba e o acesso está muito difícil, porque o Hospital Escola não está tendo vagas”, informa, acrescentando que esse contrato que será feito com os hospitais através de recursos próprios, e deve seguir determinados critérios”, conforme completou o secretário:

“- Primeiro, temos que buscar as santas casas, depois hospitais escolas e, finalmente, hospitais particulares”, explicou, ponderando: “Essas cirurgias vão evitar que os pacientes cheguem a quadros mais graves, chamados de alta complexidade, onde o custo é muito maior”.  

Sobre as cirurgias ortopédicas, o prefeito Wesley explicou que assim que chegar o arco cirúrgico (equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real durante a cirurgia), solicitado pelos médicos, ortopedista Guilherme Faria Pereira, e anestesista Guilherme Augusto Arantes Cintra, todas cirurgias da área que estão na fila de espera serão solucionadas.  

O prefeito finalizou reafirmando que não vai medir esforços para atender as necessidades da área da saúde, dividindo também o êxito do projeto à aprovação do Fila Zero pela Câmara Municipal, representada no evento pelos vereadores, Luster Fernandes e Marcos Pires.