Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Saúde regional realiza oficina de Arboviroses para médicos e enfermeiros

Edição nº 1664 - 1 de Março de 2019

Cerca de 130 profissionais médicos e enfermeiros, de 25 municípios da região, participaram, nessa terça-feira 26, da oficina, 'Rediscutindo as Arboviroses na Região Ampliada de Saúde Triângulo do Sul', sobre o tema, 'o manejo clínico da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela e o cenário regional dessas doenças'. O evento foi idealizada pelo Comitê de Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes da Regional de Saúde de Uberaba, e realizada em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

De Sacramento participaram os médicos, Renato Melo Borges e Cristiano Arantes que, respectivamente, vão replicar os conhecimentos para os médicos da Santa Casa e demais médicos da Atenção Básica.

De acordo com o responsável pelo Comitê, Maurício de Oliveira, a preocupação nesse momento é, em especial com a dengue, que até a presente data, já apresenta números de casos prováveis maior do que o ano inteiro de 2018. 

“Estudos mostram que, de tempos em tempos, há uma maior chance de epidemia, o que exige maior atenção também. Além disso, os primeiros resultados laboratoriais da nossa região comprovam a circulação do sorotipo 2 do vírus da dengue, pouco prevalente em outros períodos, e isso torna maior o número de pessoas suscetíveis, nesse momento”.

 Denise Maciel Carvalho, integrante do Comitê Regional e uma das organizadoras da capacitação, afirma que óbitos podem ser evitados pelo manejo clínico adequado dos pacientes desde a primeira consulta. Ela afirma que “os casos suspeitos de arbovirose devem receber a classificação adequada de atendimento e, quando os profissionais da equipe de saúde estão sensíveis a essa necessidade e seguem adequadamente os protocolos recomendados, esse risco é bem menor”. 

Sara Fernandes/Asses. de Com./Sup. Reg. de Saúde