Uma unidade móvel e uma equipe multidisciplinar de profissionais do Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos) estarão na cidade a partir do próximo dia 26 para exames de prevenção do câncer de próstata e útero, e para realizar o mapeamento dessas doenças no nosso município. Transformado em ambiente ambulatorial, o veículo tem capacidade de fazer atendimento de prevenção de vários tipos de câncer.
A vinda da carreta foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sacramento e o Hospital de Amor. A mobilização está acontecendo sob a coordenação da Secretaria de Saúde e do grupo de voluntários daquele hospital em Sacramento.
A carreta ficará estacionada em frente à UBS Ary Bonatti, na Praça Idalides Milan de Resende, onde serão realizados exames Papanicolau e PSA (sigla em inglês, que significa Antígeno Específico da Próstata), para diagnosticar alterações na próstata e colo de útero.
Para os exames de PSA e Papanicolau os interessados deverão agendar a consulta com os Agentes Comunitários de Saúde ou na UBS mais próxima da sua residência e ter idade mínima entre 50 a 69 anos para o exame de PSA (Próstata), já as pacientes de papanicolau (câncer de útero) devem ter entre 25 a 64 anos.
De acordo com coordenadora do leilão em Sacramento, Aline Silva Cardoso, a ação visa conscientizar as pessoas da importância dos exames preventivos para a detecção rápida da doença, aumentando as chances de cura.
Ainda, segundo a coordenadora, a meta do hospital é visitar todas as cidades que colaboram com a instituição. "A prevenção do câncer é uma atitude que salva. Posso dizer que a motivação para a realização do trabalho em prol do Hospital de Amor de Barretos assenta-se em três pilares, entre eles, um sentimento de compaixão com as pessoas acometidas desse mal tão severo e muitas vezes impiedoso, especialmente as crianças (...)”.
Para o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, a vinda da Carreta a Sacramento demonstra o carinho e a gratidão que o Hospital de Amor tem com aqueles que, ano a ano, vêm realizando o leilão e a caminhada 'Passos que Salvam', em benefício do Hospital. “O hospital tem atendido a cidade de Sacramento também com o tratamento de vários pacientes e com a realização de diversos exames de alta complexidade”, diz mais o secretário.