Até a última segunda-feira 28, o estado de Minas Gerais contabilizava 7.505 casos prováveis de dengue. Os dados são da Secretaria de Saúde, através do Boletim Epidemiológico e Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O total de casos prováveis representam 5.463 casos a mais que em janeiro de 2018, que fechou com 2.042 casos. Duas mortes ocorridas este ano estão sendo investigadas.
Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou até agora 130 casos prováveis da doença. Em janeiro do ano passado foram registrados 818 casos.
Em relação à Zika, o número de casos prováveis em janeiro de 2018 saltou para 34 este ano. A SES-MG esclarece que um registro maior de casos é esperado para este período (meses quentes e chuvosos) devido à sazonalidade da doença. Dessa forma, o estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika).
Em Sacramento, conforme os dados não foi registrado nenhum caso de dengue, porém, não é hora de se acomodar, neste tempo de chuvas, é dever de todos ter o máximo de cuidado com água parada, afinal, o combate ao mosquito é dever de todos. (Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/10850-boletim-epidemiologico-de-monitoramento-dos-casos-de-dengue-chikungunya-e-zika-virus-28-01-19)