O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), o quarto hospital em Minas e o primeiro e único em Uberaba, credenciado ao Ministério da Saúde, realizou na última sexta-feira 22, o primeiro transplante ósseo na cidade. O paciente a se submeter à cirurgia tem 72 anos e, esperava pela cirurgia há mais de dez anos. Ele já havia passado por uma cirurgia há mais de 20 anos, com o implante de uma prótese no quadril direito devido ao desgaste natural do osso. Há pouco mais de dez anos, a prótese quebrou e, desde então, ele lutava para conseguir uma nova operação. Há dois anos entrou, definitivamente, para a lista de espera de transplante ósseo e conseguiu, por meio de uma decisão judicial, ser beneficiado com o primeiro procedimento realizado no MPHU.
A operação, considerada uma das mais complexas dentro da Ortopedia, foi coordenada pelos médicos Rodrigo Tavares Cardozo e Diminson dos Santos Braz.
Transplante de osso
De acordo com a equipe médica, a cirurgia de transplante de osso é indicada para pessoas que apresentam perdas ósseas decorrentes de tumores, trocas de próteses e traumatismo, além de pacientes portadores de deformidades congênitas e de coluna e problemas odontológicos.
O Banco de Tecidos Músculoesqueléticos do Into, no Rio de Janeiro, é o responsável pela captação, processamento e distribuição de osso, tendões e meniscos para utilização na área da Ortopedia e Odontologia.
O Mário Palmério Inaugurado há quase cinco anos, é um hospital de ensino vinculado à Universidade de Uberaba (Uniube), que atua 60% pelo SUS e 40% particular e convênio, com atendimentos de média e alta complexidade em todas as especialidades médicas. Além do transplante ósseo, o MPHU realiza, desde 2015, transplante renal e também faz a captação de córneas, fígado e rins na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.