Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

HC-UFTM é o 1º na avaliação de residências em Neurocirurgia

Edição nº 1688 - 16 de agosto de 2019

Pelo segundo ano consecutivo, a residência médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) é destaque no exame de conhecimentos aplicado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - SBN. 

Dentre os hospitais universitários, o HC-UFTM conquistou a maior nota. Na avaliação geral, incluindo hospitais filantrópicos, mantém a segunda colocação. O resultado foi divulgado na última semana de julho.

Participaram 102 hospitais das cinco regiões brasileiras. A média obtida pelos residentes do HC-UFTM foi 88,3 pontos. O Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte, ocupa o

primeiro lugar, com 90,2. Empatado com o HC-UFTM, também em segundo, está o Hospital São José do Avaí, de Itaperuna/RJ. Em terceiro, com 86,8, aparece o Hospital de Clínicas da UFMG. 

Destaque-se que   em 2018, o HC-UFTM ficou também em segundo lugar, com 83 pontos, entre os  87 hospitais, perdendo apenas para o  Hospital da Baleia, de Belo Horizonte, que ficou em  primeiro lugar, com 86 pontos. Em terceiro, com 80,5, ficou  o Hospital da Universidade Estadual de Campinas e em quarto lugar, com 80,4, o da UFMG.

Para o coordenador do programa, Roberto Alexandre Dezena,  “Esse excelente desempenho é resultado da disciplina dos alunos e também da qualidade das atividades desenvolvidas, tais como práticas cirúrgicas, discussões de casos clínicos, seminários e aulas. Sempre na presença do supervisor ou de preceptores”. 

A avaliação aconteceu simultaneamente em diversas cidades brasileiras, no  dia 7 de dezembro de 2018. Durante todo o ano, neurocirurgiões de destaque são convidados

para colaborar com o banco de questões. As provas são preparadas pela Comissão de Ensino da SBN e aplicadas pelos coordenadores locais para os residentes de cada região.

Para fortalecer a motivação dos residentes, segundo Dezena, é essencial valorizar esses profissionais. “Nos preocupamos em demonstrar que eles são indispensáveis para a manutenção do Hospital como referência em neurocirurgia para todo o Brasil central”, destaca.

Iniciada em 2016, a residência em Neurocirurgia do HC tem a duração de cinco anos e oferece uma vaga anual. Credenciado como Centro de Referência de Educação Continuada para o quadriênio 2019-2022, pela Federação Latino-Americana de Sociedades de Neurocirurgia, o HCUFTM também recebe neurocirurgiões estagiários de outros países do continente, contribuindo para a projeção do HC no cenário internacional. (Comunicação HC-UFTM)