A Secretaria Municipal de Saúde realizou, no dia 4 último, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, mais uma capacitação para médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e demais profissionais da atenção básica.
Abordando o tema, 'Alimentação do Lactante', a médica pediatra Erika Milhorin Oliveira reforçou a importância da amamentação nos dois primeiros anos de idade ou mais. Outra assunto abordado foram os '1000 Dias', que começam a ser contados desde a concepção do bebê. Ou seja, todo o cuidado com o pré-natal e depois a atuação do pediatra nos primeiros mil dias de vida da criança, buscando uma nutrição e desenvolvimento saudáveis.
Érika apresentou os dez passos para uma alimentação saudável, salientando que o leite materno é o único e exclusivo alimento para o bebê durante os primeiros seis meses de vida. A médica reforçou ainda os cuidados sobre refeições, por exemplo, evitar comidas hipercalóricas para o bebê.
A médica Lívia de Lima Bastos, do Programa Saúde em Casa 3 (UBS Ary de Souza Bonatti), completou, informando a todos os presentes sobre um aplicativo denominado 'Lactmed', que mostra os nomes de medicamentos que impedem ou não a amamentação. E, se impedir, qual o remédio pode substituí-lo para a mãe não parar de amamentar.
Também o médico Francisco Olívio Bereta e as enfermeiras Mirlene Barcelos de Souza e Renata de Freitas Viana complementaram o assunto.