Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

140 idosos da Academia Viva fazem exames cardiológicos

Edição nº 1659 - 25 de Janeiro de 2019

Na manhã de 18 de janeiro, 120 idosos que integram o programa Academia Viva, da Prefeitura Municipal, passaram por exame cardiológico anual no Centro de Referência Antônio Júlio. Liderados pelo secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, um grupo de servidores fez mutirão para atender a todos com os exames de praxe: pressão sanguínea e arterial, esteira, eletrocardiograma e avaliação final com o cardiologista Aluísio Marques. 

De acordo com o secretário, o Programa Academia Viva trabalha oito metas que se interagem: 

I - formação e educação permanente – (Projeto Sala de Espera)

II - Vida saudável e alimentação adequada – (Projeto Sintonia)

III - práticas corporais e atividades físicas – (Academia da Saúde e Projeto Esporte para Todos)

IV - enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados – (Grupos de Tabagismo)

V - enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas (Redes de Atenção/CAPS)

VI - promoção da mobilidade segura – (Maio Amarelo)

VII - promoção da cultura da paz e de direitos humanos (Projeto Cara Limpa) 

VIII - promoção do desenvolvimento sustentável – (Projeto Cidade Limpa) 

Esse acompanhamento médico beneficia as pessoas que frequentam regularmente os projetos e passam por avaliação cardíaca, psicológica, prevenção de acidentes, obesidade, dentre outras, tendo como carro chefe a atividade física. “Não adianta fazer regime alimentar se a pessoa não faz atividade física”, explica Reginaldo, ressaltando que o trabalho desenvolvido pela Academia Viva tem estreita relação com o recém criado projeto Sintonia, que tem como objetivo trabalhar a vida saudável e sintonizar todas essas ações. 

“- Como o nome indica, ele ‘sintoniza’ os diversos projetos da Secretaria de Saúde, entre eles, as oito metas do programa Academia Viva. É natural, por exemplo, uma pessoa que tenta o emagrecimento perder a motivação e abandonar o tratamento. Aí entra o Sintonia, para trabalhar essa motivação, o interesse, não deixar desistir, cuidar do psicológico das pessoas, do mental, através do aconselhamento, da musicoterapia, da dançaterapia, acupuntura, atividades que ajudam as pessoas a se interagir com o grupo, proporcionando uma melhor qualidade de vida”. 

O prefeito Wesley presente no local saudou a todos ressaltando a importância do momento: "Estão aqui 120 pessoas saudáveis que estão cuidando da sua saúde, prevenindo das doenças e buscando uma qualidade de vida melhor. Isto é muito bom. O velho ditado diz que é melhor prevenir do que remediar então gostaria de parabenizar a todos vocês por esta iniciativa" finalizou