As voluntárias Maria Devós e Méri Lúcia Silva Rodrigues entregaram à Santa Casa e aos seus usuários, na noite dessa quarta-feira 8, os últimos dez apartamentos do SUS, além de outras dependências e da pintura, totalmente reformados, completando assim a revitalização de todo o bloco térreo daquela ala, num total de 15 apartamentos. Os primeiros cinco foram reformados e inaugurados em maio último.
Conforme explicou em entrevista ao ET, Méri afirmou que toda a reforma, que constou de troca de piso, de porta e de peças do banheiro, além das instalações elétricas, foi feita graças a doações da sociedade e renda de eventos realizados para cobrir a mão de obra.
“A ala do SUS tem 15 quartos, mas há também o postinho, a copa, vestiário masculino e feminino, sala de materiais, resultando numa área de mais de 700 m². O projeto de reforma foi completo, do piso ao teto, com troca de pisos, portas e peças do banheiro, parte elétrica, tudo fruto de doações”, esclarece, agradecendo a todas as pessoas que contribuíram, muitas delas anônimas, bem como a todos aqueles voluntários que estiveram presentes aos eventos promovidos.
“- Maria e eu temos muito que agradecer, de coração, a todos os voluntários e doadores, boa parte deles anônimos, assim como ao apoio e parceria da diretoria da Santa Casa, inclusive ao meu marido Fernando, que é médico desta instituição e conseguiu muitas doações que somaram em muito ao nosso objetivo”.
Muito há ainda o que ser feito na Santa Casa, mas Méri e Maria vão dar um tempo. “Até para nós descansarmos um pouco e dar um descanso para os doadores e nos eventos, depois retomamos”, justificaram.
Momento de agradecer
A solenidade de inauguração, além da presença da diretoria contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo; dos vereadores, presidente da Câmara Pedro Teodoro e Luiz Devós; o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos; diversos irmãos da Santa Casa, rotarianos, maçons, a coordenadora dos Heróis do Futuro da Sak´s, Maria de Lourdes Folleto Vasquez acompanhada de Heróis, familiares de Maria e Méri e de diversos colaboradores.
Abrindo a cerimônia, a vice provedora Alzira Jeronimo Almeida agradeceu sobremaneira às voluntárias e em seu nome a todos os colaboradores. “Apresentamos a vocês todos, benfeitores, colaboradores e voluntários, que de forma tão desprendida contribuem para a melhoria dessa instituição que é de todos. Foi uma reforma completa que exigiu um esforço enorme das coordenadoras, que fazem acontecer. Por isso, mais do que apresentar a vocês esta ala completamente reformada, queremos fazer deste espaço, um momento de tributo a todo os grandes e permanentes colaboradores.
Deixamos aqui registrado o nosso reconhecimento a todos vocês, porque sem este apoio, esta contribuição de vocês, com certeza a comunidade sacramentana não teria o atendimento com a qualidade que tem hoje na Santa Casa”, disse, lendo a Oração do Voluntário e convidando a todos para rezar o Pai Nosso em agradecimento.
O provedor Atílio também deixou o seu agradecimento, destacando a importância dos voluntários e colaboradores, que graças a eles foi feita a reforma dos quartos e outras melhorias como a pintura do prédio. “A comunidade entendeu e está abraçando a Santa casa, então é momento de agradecer”.
O prefeito Wesley De Santi de Melo também cumprimentou as voluntárias e a diretoria pela condução da instituição e das melhorias que vêm sendo realizadas. “De forma muito especial cumprimento Maria e Meri por abraçarem essa causa, que é a nossa Santa Casa. A Prefeitura não faz mais do que sua obrigação ao fazer os repasses, mas estamos muito felizes, por estar aqui num momento tão especial como esse”.
O presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues e Resende, médico na santa casa há quase 40 anos, iniciou sua fala rendendo homenagens a Maria Devós e Méri. Em nome de vocês cumprimento a todos os que colaboraram nesta causa de servir para melhorar a qualidade do atendimento ao povo de Sacramento, dentro deste único hospital de nossa cidade”. Pedro lembrou da campanha de doação através da conta do SAAE, das promoções dos voluntários do Rotary, do Sindicato Rural e da grande reforma coordenada pelo voluntário Paulinho Paché, realizada no telhado e na ala superior daquele bloco.
“Eu me sinto uma pessoa realizada...