A partir desta segunda-feira 6, crianças entre 1 e 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber vacina contra a poliomielite e o sarampo, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente, exceto se a vacina tenha sido aplicada nos últimos 30 dias.
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de cobertura e de reforço, é muito importante, devido à volta do sarampo e da poliomielite no país, que tem 822 casos confirmados de sarampo só este ano e casos suspeitos de poliomielite. A campanha da vacinação vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, será o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas. Segundo o Ministério, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas e a meta é vacinar 95% destas crianças.
Sarampo é uma doença contagiosa, provocada por vírus e a transmissão se dá de pessoa para pessoa. O único meio de prevenção é a vacina.
A poliomielite também conhecida como Pólio, ou Paralisia Infantil, é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus que destrói as células nervosas da medula espinhal. Uma pessoa pode transmitir diretamente para a outra e a transmissão do vírus da poliomielite se dá através de secreções ou materiais contaminados.
A poliomielite que estava erradicada do Brasil desde 1994 e ameaça voltar, não tem tratamento específico e a prevenção se dá através da vacina.