Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Saúde em Foco

Edição nº 1654 - 21 de Dezembro de 2018

Academia Viva chega às empresas

 

Com o tema, prevenção de acidentes com abelhas, o educador em saúde e mobilizador social Bergson Evangelista dos Santos, palestrou na empresa Minas Agromercantil durante XVII SIPATR (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). A palestra também abordou a prevenção de acidentes com animais peçonhentos e prevenção a contaminação com roedores, uma vez que a empresa está localizada em área de reflorestamento. 

Também os funcionários do Supermercado Renato receberam a visita de profissionais da área de Saúde da Prefeitura. Além da Educação em Saúde com o tema Infecções Sexualmente Transmissíveis, foram realizados no local testes para rápido para detecção de HIV, que são fundamentais para o diagnóstico e prevenção da AIDS.

 

Reciclar conhecimentos

O médico urologista, Rogério França Amui, proferiu palestra às em enfermeiras lotadas nas unidades de Saúde do município com o propósito de reciclar conhecimentos e atualizar protocolos sobre cateterismo. 

 

Mutirão de limpeza no bairro Cajuru

Foi realizado nesta quinta-feira 20, mais um mutirão de limpeza no bairro Cajuru. O foco foi a remoção de entulhos e dejetos, eliminação de possíveis criadouros de larvas de Aedes Aegypth, e promoção de educação em saúde. Este trabalho foi resultado da parceria entre o Ministério Público, secretaria de Saúde e Obras e do SAAE. 


Chega o verão: cuidado com o câncer de pele

Com a chegada do verão, os cuidados com a pele devem ser intensificados. A exposição solar inadequada pode ser um grande perigo para a saúde da pele e oferece diferentes consequências como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Em Sacramento, o médico dermatologista, Renato Melo Borges  (foto) enfatiza a importância de uma hidratação adequada e orienta para uma escolha correta do filtro solar:

“A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que a aplicação ideal do filtro solar deve ser feita a cada duas horas, e a aplicação mínima - considerando a realidade da população e o custo dos produtos - seria de duas vezes ao dia: uma pela manhã e outra após o almoço.

Alerta o profissional que é muito importante considerar o tipo de pele para definir qual a textura do filtro solar: gel, creme ou sérum para se beneficiar de todas as propriedades do produto. Com relação ao faor de proteção (15; 30; 40; 45, etc), o médico aconselha: “o fator mínimo para aplicação e pouca exposição solar é o fator 30”.

 Diz mais Dr. Renato que, se o filtro solar for o indicado para sua pele e proteger de raios UV-A e UV-B, a forma correta de aplicação influenciará mais do que o fator de proteção. Mas o melhor mesmo, orienta: “É evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV. Com certeza essas são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos. E, além disso, atenção ao autocuidado e às orientações do seu médico”, enfatiza. 

 

A Secretaria de Saúde informa que Dr Renato não realiza atendimentos estéticos no Centro de Referência e Especialidade Antônio Júlio da Silva Sobrinho, a não ser casos clínicos.