A Agenda Mais Acesso - Informação, Cuidado e Respeito a Saúde da Mulher, visa ampliar e fortalecer a atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva das mulheres, em todos os ciclos de vida, com ou sem deficiência, além da inclusão de ações estratégicas que envolvam os homens na sua trajetória reprodutiva e sexual visando a promoção de saúde e redução de agravos.
Para capacitar os profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá, sempre na última sexta feira do mês, uma série de seis Seminários envolvendo 150 profissionais das diversas secretarias do município. E contará também com a participação de alguns secretários de Saúde e diretores de atenção básica de algumas cidades ligadas á Superintendência Regional de Saúde de Uberaba.
O primeiro seminários acontece nesta sexta feira, 29, no Poliesportivo Marquezinho sob a coordenação das enfermeiras, Marta Helena da Silva e Renata de Freitas Viana; da fisioterapeuta, Marina Gomide Tavares; da diretora de Atenção Básica, Caroline Magela Cruvinel de Oliveira; da ACS, Nara Faria e da assistente social, Benedita Nunes Santana.
Município é obrigado a cumprir metas
Segundo Reginaldo, para cumprir um plano de trabalho elaborado junto ao Ministério da Saúde, o munícipio se comprometeu a cumprir dez metas ao longo de 18 meses:
1) 20% de aumento dos serviços de atenção básica qualificados para abordagem à saúde sexual e saúde reprodutiva, considerando a singularidade e diversidade de adolescentes, mulheres, homens, pessoas idosas e pessoas com deficiência;
2) 20% de aumento dos serviços qualificados para oferta do DIU de cobre ambulatorial;
3) Existência de pelo menos uma unidade hospitalar ofertando DIU de Cobre no pós-parto e ou abortamento, quando for o caso;
4) 20% de aumento dos serviços que realizam pré-natal do parceiro nas unidades básicas de Saúde (UBS);
5) 20% de aumento das unidades básicas de Saúde (UBS) ofertando teste de gravidez, e testes rápidos para HIV e para sífilis;
6) 20% de aumento da cobertura vacinal de HPV e Hepatite B em adolescentes;
7) Ter implantado estratégias para atendimento de adolescentes de 10 a 18 anos desacompanhados dos pais/responsáveis pelas unidades básicas de Saúde (UBS);
8) 30% das unidades básicas de Saúde (UBS) realizando atividades coletivas sobre os temas relacionados à saúde sexual das pessoas idosas, com destaque para as mulheres idosas;
9) 30% das unidades básicas de Saúde (UBS) realizando atividades coletivas sobre os temas relacionados à envelhecimento, climatério e andropausa e,
10) 20% de aumento da oferta de métodos contraceptivos e insumos conforme interesse e necessidade da população, para o público de todos os ciclos de vida.
Nossa meta é colocar a Saúde sempre em primeiro lugar
Falando sobre o projeto, o prefeito Wesley De Santi de Melo destaca que o encontro com o pessoal da Atenção Básica de Sacramento e outras três cidades, faz parte do prêmio de R$ 100 mil reais conquistado no ano passado. “Dentro da premiação há a obrigatoriedade de alguns treinamentos com o pessoal da Atenção Básica. O secretário Reginaldo tem essa facilidade de mobilização para capacitar o pessoal que vai atuar com os usuários. Para mim, essa integração do secretário com os funcionários é muito importante, porque fortalece as ações e os propósitos”, explica, destacando que ação vem de encontro à meta de colocar a saúde sempre em primeiro lugar.
Para a enfermeira Renata de Freitas Viana, o encontro é de suma importância para o município, representando mais um apolítica pública implementada. Eu sou referência técnica da Saúde do Adolescente e dentro da Agenda Mas Acesso vamos estar montando um projeto para trabalhar com os adolescentes em todos os aspectos, para criarmos os grupos em todas as unidades para trabalhar com este público de 10 a 19 anos”.
Denise Oliveira dos Santos, enfermeira de Campo Florido, destaca a importância do projeto que foca na conscientização da saúde da mulher em todas as faixas etárias, e sobretudo, a prevenção. “Trabalhar a conscientização da prevenção, do cuidado é garantir qualidade de vida, um avida saudável tanto para a mulher como para todos que a rodeiam”.