No dia D da vacinação, 12 de maio, Minas Gerais atingiu cobertura vacinal de 43% do público alvo. A meta do Estado é a imunização de mais 5 milhões de pessoas durante toda a campanha, que prossegue até 1º de junho.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Janaína Fonseca Almeida, a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da gripe, protegendo contra três vírus diferente da influenza.
Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Transmissíveis, da SES/MG, até o sábado 12, haviam sido notificados, em Minas Gerais, 473 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 292 (61,7%) com amostra coletada e processada. Dos casos com amostras processadas, 7,5% foram classificados como SRAG por Influenza e 16,8% como outros vírus respiratórios. Dos casos associados à Influenza, 86,4% eram Influenza A e 9,1% (2/21) Influenza B.
Dados divulgados na segunda-feira 14 pela SES-MG apontam que o vírus H3N2 fez a primeira vítima no Estado. Segundo os números, duas pessoas perderam a vida este ano após contraírem o Influenza, sendo um pelo subtipo H3N2 e outro por Influenza A.