A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) informou, nessa quarta-feira (8), que investiga 76 suspeitas de sarampo no estado. No último boletim divulgado, na semana passada, eram 63 casos sob análise.
Dos casos investigados pela SES-MG, 57 (75%) estão concentrados nas idades entre 0 e 19 anos, com maior concentração nas crianças entre 1 e 4 anos. Quanto à localização, as notificações se concentram no Triângulo Mineiro, na Região Centro-Oeste, na Grande BH e na Região Leste do estado.
Com o crescimento de casos na Região Norte do país e a confirmação de diagnósticos no Rio de Janeiro e em São Paulo, Minas Gerais entra em alerta máximo para a prevenção contra o sarampo. Até essa quarta-feira, somente 382 municípios mineiros (44,78%) atingiram a meta de cobertura vacinal para o público-alvo (crianças entre 1 e 5 anos), estabelecida em 95%.
A vacinação contra a doença tem sido a prioridade da Campanha Nacional de Vacinação iniciada na segunda-feira (6) e vai até o dia 31. O Dia D da vacinação está marcado para o próximo dia 18 (sábado).