O Brasil já contabiliza oito mortes por sarampo em 2018, informou o Ministério da Saúde nessa quarta-feira 5. Segundo a nota, foram quatro mortes em Roraima (3 estrangeiros e um brasileiro) e quatro no Amazonas (todos brasileiros). E até a segunda-feira 3 foram confirmados 1.579 casos em todo país.
No Amazonas foram confirmados 1.232 casos e 7.439 estão em investigação. Já Roraima registrou 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação. Mas outros estados também têm casos confirmados: Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com 18 casos; Pernambuco, 4, São Paulo, Pará o Rondônia, com dois casos cada um.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independentemente da situação vacinal e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira. Todas as crianças com idade de 1 até 5 anos devem comparecer nas unidades de saúde – exceto as que já se vacinaram contra as duas doenças nos últimos 30 dias.
Até o dia 31 último, data prevista para o encerramento da campanha, apenas o Amapá havia atingido a meta e superou, vacinando 100% das crianças. Minas Gerais não atingiu a meta. Conforme dados do Ministério da Saúde, o Estado havia atingido 77,01% no sarampo e 81% da pólio, quando a meta é 95%.
A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi prorrogada até o dia 14 de setembro na tentativa de que a meta seja alcançada, isso porque no dia 31/8, último dia da vacinação