Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Sacramento participou, juntamente com cerca de 150 médicos, enfermeiros, entre outros profissionais de Saúde da Atenção Primária, especializada e de hospitais da região, de treinamento que teve início dia 21/03 no Anfiteatro do Hospital Dr. Hélio Angotti, em Uberaba.
Com ênfase na Sífilis, o evento contou com palestra do infectologista Rodrigo Juliano Molina, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e médico do Hospital de Clínicas da universidade. Segundo Molina, “houve aumento do número de pacientes com sífilis, AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis devido à falta de prevenção.
A coordenadora estadual do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e Hepatites Virais, Jordana Lima, falou sobre a Vigilância Epidemiológica do HIV e da Sífilis e frisou a importância do correto acolhimento ao público acometido pelas doenças.
Para o secretário de saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, “é extremamente preocupante o momento que estamos passando e necessário que todas as unidades básicas de saúde possam trabalhar com os testes rápidos de ISTs, pois isso facilitaria muito o diagnóstico. Além disso, é importante fazer trabalho educativo, falar sobre o assunto com os jovens nas escolas’’.