Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dengue no Brasil pode ser reduzida em 92% com vacinação

Edição nº 1512 - 8 de Abril de 2016

O título da matéria é da assessoria de comunicação da Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, que oferece mais de um bilhão de doses de vacinas a cada ano, tornando possível a vacinação de mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo. O estudo publicado na Revista Brasileira de Economia da Saúde avaliou o potencial do impacto da vacinação contra a dengue no Brasil.
Embora, no final da matéria, a Sanofi deixa clara uma ressalva através de uma nota, 'Declarações Prospectivas', afirmando que as projeções futuras não constituem fatos históricos, não deixa de ser uma grande notícia. Razão do ET estar mostrando aos leitores a matéria.   
 O estudo publicado mostra também que, se implementado um programa de vacinação de rotina (contemplando crianças de 9 até 10 anos) haverá uma redução de 22% dos casos de dengue, em um período de cinco anos. Entretanto, se for adotado um programa mais amplo, com vacinação de rotina a partir dos 9 anos, atingindo a população até 40 anos, a redução dos casos de dengue alcançaria 81%, neste mesmo período.
 Os números são ainda mais animadores quando a avaliação abrange um período de dez anos, prazo que permite a constatação de todos os benefícios da vacinação. O estudo demonstrou que, com a implementação de um programa nacional de imunização que inclua a vacinação de rotina a partir de 9 anos e vacinação específica da população de até 40 anos de idade se obteria uma redução de 92% dos casos de dengue.
 A estimativa, conduzida pelo médico Denizar Vianna Araújo, professor da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e coordenador de Centro de Excelência em Avaliação Econômica e Análise de Decisão da ProVac Network (grupo de estudos econômicos e financeiros da OPAS – Organização Pan Americana de Saúde), utilizou um modelo de impacto que representa a dinâmica da transmissão dos quatro sorotipos da dengue (tipos 1, 2, 3 e 4) em humanos e no mosquito.
“- Esta redução teria, além disso, um impacto significante na diminuição dos casos de hospitalização; com a implementação do programa maior seria possível evitar entre 233.509 e 739.378 internações em um período de 5 e 10 anos, respectivamente”, explica.

Filipinas vai vacinar um milhão de crianças

A Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, anunciou que teve início nas Filipinas o primeiro programa de vacinação pública contra a dengue. Em um importante evento de lançamento, realizado pelo Ministério da Saúde, foram divulgados os detalhes do plano segundo o qual o país deverá vacinar 1 milhão de crianças das escolas públicas. As autoridades de saúde das Filipinas, lideradas pela Secretária de Saúde, Janette Garin, assumiram uma firme posição de liderança na prevenção da dengue, enviando uma mensagem para os demais países endêmicos, afirmando que a vacinação contra a dengue é fundamental para os esforços integrados de prevenção necessários para um manejo mais eficaz da doença.
 Nas Filipinas, a vacina tetravalente contra a dengue da Sanofi Pasteur foi registrada em 22 de fevereiro de 2015, para uso em indivíduos de 9 a 45 anos de idade, para a prevenção da dengue causada pelos quatro sorotipos. De acordo com estudos realizados com participantes a partir de 9 anos de idade ou mais, o impacto previsto da vacina sobre a carga da doença evita 8 entre 10 hospitalizações e até 93% dos casos de dengue grave, inclusive de dengue hemorrágica, que pode ser fatal.
 O programa de vacinação pública lançado hoje nas Filipinas pretende começar este ano vacinando 1 milhão de alunos da 4ª série em mais de 6.000 escolas públicas em três regiões altamente endêmicas do país. No setor privado, a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur está disponível para vacinação desde fevereiro.
 Atualmente, a Ásia tem 70% da incidência mundial da dengue, com uma média de mais de 110.000 indivíduos que contraem a dengue a cada ano, somente nas Filipinas. Uma nova análise publicada no New England Journal of Medicine de 24 de março relata que nas Filipinas ocorreu a maior incidência de casos confirmados de dengue dos 10 países endêmicos que participaram dos estudos clínicos de eficácia da vacina contra a dengue. A análise também informou que até 15% das doenças febris que acometem crianças de 9 anos de idade ou mais são casos de dengue.