Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A iniciativa foi adotada no Brasil em 2002 e se estendeu por todo o país.
Dentre as sugestões para chamar a atenção, estão a bandeiras e iluminação de prédios e sacadas com luz rosa, distribuição e lacinhos de fitas rosas, passeatas, dentre outras.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o 2º tipo mais frequente da doença no mundo, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, a doença responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano e é o tipo de câncer que mais mata as mulheres, já que ainda é diagnosticado, na maioria das vezes, em estágios avançados. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a maior incidência da doença ocorre na região Sudeste. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Identificada em estágios iniciais, quando as lesões são menores, a doença apresenta um elevado percentual de cura. Para o controle do câncer de mama é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que ela conheça o próprio corpo e, caso note algo diferente, procure imediatamente um atendimento médico.
A mamografia, um dos exames mais eficazes para diagnosticar precocemente o câncer de mama, é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.