A Secretaria Municipal de Saúde realizou neste mês mais uma campanha de Prevenção do Câncer de Colo do Útero, com o atendimento de 46 mulheres que tiveram amostras coletadas para realizar o exame ciopatológico, mais conhecido como papanicolau.
De acordo com o secretário de Saúde, Adriano Magnabosco, a campanha teve enfoque na prevenção, porque segundo dados do Ministério da Saúde esse exame revela o maior número de mulheres com a doença. “O exame papanicolau deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres”, alerta o secretário.
As diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero afirmam que, devem se submeter ao exame mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. E, a coordenadora da atenção básica do município, Marina Giani Scalon, destaca que o exame é simples. "O papanicolau é um exame simples, em geral é indolor, e pode detectar vários tipos de lesões e pode ser feito na unidade de atenção básica”, informa.
Diz o assessor Silas Bonetti que o prefeito Bruno Cordeiro comemora mais uma ação na saúde. “As mulheres que participaram, sem dúvida alguma, estão preocupadas e cuidando da sua saúde”.
Hipertensos e diabéticos
Outro trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde está na implantação do projeto, 'Hiperdia', que visa à prevenção e a promoção de saúde aos hipertensos, através da atuação de equipes multiprofissionais em toda a rede de saúde do município.
Criado pela coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Marina Giani Scalon, a médica Josiana Alves Caetano e a enfermeira Marinalva Aparecida da Silva, o projeto visa a adoção de mudanças no estilo de vida das pessoas. Começou a ser desenvolvido no grupo de hipertensos e diabéticos na UBS Aracy Lopes Pavanelli (PSF Chafariz, coordenado pela enfermeira Nathália Servato). Os grupos de hipertensos são atendidos em todas as UBS da cidade.
O Secretário de Saúde Adriano Magnabosco, destaca que a Saúde tem sido tratada com respeito e sempre com o trabalho em equipe. “Nossas ações prezam pelo trabalho em equipe. Portanto, para o desenvolvimento do Hiperdia, faz-se necessário o trabalho em equipe multiprofissional, que inclui assistentes sociais, comunicadores, enfermeiros, educadores físicos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais”, explica.
De acordo com o papel da equipe multiprofissional é estimular o tratamento não farmacológico isolado ou associado ao tratamento farmacológico. Já o prefeito Bruno afirma que, “participar da ação significa ter vida saudável, com a diminuição no número de internações por agravos da hipertensão, diabetes e doenças renais crônicas, dentre outras vantagens”.