O mês de outubro merece atenção especial para a saúde da mulher. O mês é chamado de 'Outubro Rosa', de alerta, difusão de conhecimentos e conscientização da população feminina e autoridades sobre o câncer de mama. Nesse mês, todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade, são estimuladas a fazer o exame mamográfico, uma prática simples e que salva milhares de vidas. Com a detecção precoce do câncer de mama, as chances de cura para a doença são muito grandes, por isso todas as mulheres precisam se conscientizar sobre a importância dos exames.
Este é o 7º Outubro Rosa desde a sua criação em 2008, quando a Fenama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), implantou o movimento, realizando mobilização de grupos de pacientes, oficinas, eventos, palestras e debates pelo País, com o intuito de alertar a população feminina e as autoridades públicas sobre os fatores de risco do câncer de mama, difundir informações sobre o modo mais eficiente para o diagnóstico e o tratamento da doença e lutar pelos direitos dos pacientes com câncer.
Em Uberaba, a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC), mantenedora do Hospital Dr. Hélio Angotti (HHA), abriu a campanha no dia 1º, às 19h. O presidente da ACCBC, o médico Délcio Scandiuzzi, destacou que a mobilização pelo Outubro Rosa é importante, “porque o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres, mas quando detectado precocemente tem grande chance de ser curado”.
Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de casos de câncer no mundo vai crescer 75% até 2030. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem surgir mais de 570 mil novos casos de câncer em 2014. Os tumores de mama, segundo tipo que mais acomete mulheres (30% dos casos) devem atingir 57,1 mil casos no ano. Ainda segundo o Inca, a incidência do câncer de mama no Estado de Minas Gerais é de 49,17 casos para cada 100 mil mulheres.
No Hospital do Câncer de Barretos, a campanha foi aberta também no dia 1º, com a “Carreata Rosa”, com saída e chegada do Instituto de Prevenção. Além de ônibus e carretas da prevenção do hospital, os participantes enfeitaram seus veículos com balões, bandeiras e faixas da cor rosa, tudo para chamar a atenção das mulheres para o exame preventivo.