O foco este mês de novembro está nos homens. A partir do dia 1º, começou em todo país a campanha “Novembro Azul”, para orientar os homens quanto à prevenção do câncer de próstata.
O Hospital Dr. Hélio Angotti, que até o dia 31 estava com decoração cor de rosa, amanheceu no dia 1º de novembro com faixas azuis e, durante todo o mês serão promovidas atividades de mobilização para convocar os homens para os exames.
A campanha Novembro Azul foi criada em 2004 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida para orientação da população masculina sobre a doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 68.800 casos novos de câncer de próstata no Brasil em 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, com 91,24/ 100 mil no Sul, 88,06/ 100 mil no Sudeste, 62,55/ 100 mil no Centro-Oeste, 47,46/ 100 mil no Nordeste e 30,16/ 100 mil no Norte do país.
O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. O exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos da doença na família e a partir dos 40 para homens com casos de câncer de próstata na família.
Outubro Rosa termina com mais de 1,7 mil exames
O Hospital Dr. Hélio Angotti encerrou mais uma campanha “Outubro Rosa” com saldo positivo. Durante todo o mês foram promovidas ações de conscientização das mulheres para prevenção do câncer de mama. Ao todo, foram realizadas 1.771 mamografias e apenas 12 casos suspeitos da doença. A campanha Outubro Rosa é desenvolvida há três anos e a cada versão os resultados são melhores. Em 2013 foram cerca de 1.200 exames, e este ano são mais de 1.700 mulheres, com idade de 50 a 69 – faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde na campanha de 2014 –, que realizaram a mamografia neste mês de outubro.