Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Novembro Azul mês de alerta para a prevenção do câncer de próstata

Edição nº 1439 - 07 Novembro 2014

O foco este mês de novembro está nos homens. A partir do dia 1º, começou em todo país a campanha “Novembro Azul”, para orientar os homens quanto à prevenção do câncer de próstata.

O Hospital Dr. Hélio Angotti, que até o dia 31 estava com decoração cor de rosa, amanheceu no dia 1º de novembro com faixas azuis e, durante todo o mês serão promovidas atividades de mobilização para convocar os homens para os exames. 

A campanha Novembro Azul foi criada em 2004 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida para  orientação da população  masculina sobre a doença. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de  68.800 casos novos de câncer de próstata no Brasil em  2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, com 91,24/ 100 mil no Sul, 88,06/ 100 mil no Sudeste, 62,55/ 100 mil no Centro-Oeste, 47,46/ 100 mil no Nordeste e 30,16/ 100 mil no Norte do país. 

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. O exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos da doença na família e a partir dos 40 para homens com casos de câncer de próstata na família. 

 

Outubro Rosa termina com mais de 1,7 mil exames

O Hospital Dr. Hélio Angotti encerrou mais uma campanha “Outubro Rosa” com saldo positivo. Durante todo o mês foram promovidas ações de conscientização das mulheres para prevenção do câncer de mama. Ao todo, foram realizadas 1.771 mamografias e apenas 12 casos suspeitos da doença. A campanha Outubro Rosa é desenvolvida há três anos e a cada versão os resultados são melhores. Em 2013 foram cerca de 1.200 exames, e este ano são mais de 1.700 mulheres, com idade de 50 a 69 – faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde na campanha de 2014 –, que realizaram a mamografia neste mês de outubro.