Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Unidade Móvel de Saúde do SESC atende na cidade

Edição nº 1362 - 17 Maio 2013

Até às 11h00 desta sexta-feira, cerca de240 pacientes realizaram na Unidade Móvel de Medicina Preventiva, do Sesc – Serviço Social do Comércio, em parceria com a Prefeitura de Sacramento, exames de ultrassonografia e mamografia, gratuitamente, como medida preventiva contra o câncer. O caminhão do Sesc permaneceu à disposição da população cadastrada, do dia 14, terça-feira, a esta sexta-feira, 17. 

“O projeto do Sesc, 'Ações de Saúde', desenvolvido através de parcerias com as prefeituras do estado, é, na verdade, um trabalho de luta contra o câncer de mama. Nosso objetivo é ajudar os municípios onde não há este procedimento, que deve ser feito anualmente. Pudemos constatar que muitas pacientes estavam fazendo o exame pela primeira vez”, informa Natália Guerra Rabelo,  analista de projetos do Sesc, ressaltando que muitas mulheres não fazem o exame por conta do medo ou vergonha. 
“- Infelizmente, há ainda  muitas mulheres que res se recusam a fazer o exame por medo da dor, ou por vergonha”, destaca, apontando um detalhe: “Por outro lado, muitas das pacientes que fazem o exame não retornam para conhecer o resultado”. 

Natália diz mais que outro objetivo do projeto é diminuir a fila de espera de exames, alguns deles com resultado na hora, como as ultrassonografias de diversos  tipos. “Já os resultados das mamografias são, primeiro, encaminhadas ao médico especialista, em Belo Horizonte, para emissão do laudo e, só depois, remetidos à Secretaria de Saúde do município.
Para o atendimento da população, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe multidisciplinar coordenada pela enfermeira Tatyane dos Santos Silva, que passou as seguintes informações ao ET: “É a primeira vez que a unidade móvel do Sesc vem a Sacramento, graças a uma parceria com a Prefeitura.  Através de exames previamente solicitados nas consultas, foram agendados 120 ultrassons  e  120 exames de mamografia”. 
Informou mais Tatyane que além dos exames, foram realizadas nas tendas montadas na praça Getúlio Vargas, atividades de educação em saúde,  como aferição da pressão, orientações sobre saúde bucal, cálculo de índice de massa corporal (IMC), dengue, atualização do cartão de vacina,  orientações sobre a dengue, endemias e,  nesta sexta-feira, estamos terminando com uma rua de lazer, com a participação das crianças das escolas da cidade”.