Em resposta a emeio do ET, disse a secretária: “Gostaria de repassar-lhe que a notícia sobre a suspeita de gripe suína em paciente daqui de Sacramento é correta. Inclusive a pessoa veio a óbito e estamos aguardando confirmação oficial da SES - Secretaria de Estado da Saúde sobre a causa da doença e óbito”.
O questionamento do ET à secretária se deu após notícia publicada na imprensa uberabense (JMOnline), na terça-feira, 4, com a manchete “Saúde confirma dois casos e a primeira morte por gripe suína”. A matéria no jornal, traz a confirmação de uma morte de uma mulher de 35 anos, no dia 18 de maio em Uberaba e diz mais “(...) Mais sete pacientes com suspeita de gripe suína estão em tratamento na cidade. Entretanto, apenas dois casos são de pessoas residentes em Uberaba, segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde. Os demais foram importados de Conceição das Alagoas, Delta, Igarapava, Pirajuba e Sacramento (...)”.
Na avaliação do secretário de Saúde de Uberaba, Fahin Sawan, os casos suspeitos de gripe suína em Uberaba são de pessoas na faixa etária dos 25 aos 40 anos, o que significa que a cobertura vacinal dos idosos está dando resultados.
No Estado, conforme o site www.agenciaminas.mg.gov.br/, já foram registrados quatro óbitos provocados pelo vírus da Influenza, sendo que três foram pelo H1N1 (Extrema, Curvelo e Uberaba) e um pelo Influenza B (em Pouso Alegre). Outros casos suspeitos aguardam confirmação, dentre eles o de Sacramento.