Esta semana, 558 idosos dos 626 idosos que participaram no do Dia D do projeto “Olhar Brasil”, no mês de abril, passaram por consultas oftalmológicas no CRES.
O projeto “Olhar Brasil”, dos Ministérios da Saúde e Educação, têm como proposta identificar e corrigir problemas de visão da população com idade igual ou acima de 60 anos, em alunos matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e em alfabetizandos cadastrados no 'Programa Brasil Alfabetizado – EJA'.
A consulta iniciou com uma triagem realizada nas UBSs da cidade e da zona rural, feita pelas equipes de enfermagem, através de uma escala octométrica, a uma distância de cinco metros, em local bem iluminado.
O resultado em Sacramento foi surpreendente. Na primeira etapa de priorização dos idosos, 89% necessitaram de consulta médica oftalmológica, todas elas realizadas essa semana pela equipe do oftalmologista Ramiro Neto, do Hospital São Paulo de Uberaba, credenciado pela Secretaria de Saúde local.
De acordo com a enfermeira Alyne Lorys, o desenvolvimento desse projeto permitirá, nesta primeira fase, reduzir as dificuldades de inserção das pessoas da terceira idade com dificuldades visuais nos diversos contextos sociais, garantindo melhoria na qualidade de vida diária desses cidadãos.
“- No final, teremos um diagnóstico adequado da avaliação dos idosos, podendo dizer com precisão quantos desses receberão os óculos, já garantidos, via Secretaria de Estado da Saúde. Os pacientes foram avaliados quanto ao histórico familiar de doenças, aferição da pressão arterial, queixas atuais da visão; tendo suas pupilas dilatadas com verificação da pressão intraocular e realização do exame de fundo de olho (exame da retina)”, informou.
Além dos óculos, o paciente terá garantia de encaminhamento ao Hospital Escola e ao Hospital São Paulo para tratamento de outras patologias que possam ser descobertas ou realização de cirurgias de Catarata, afirma Elisângela A. Felipe, secretária de Saúde.
(Fonte: Jorn. Daniel Afonso/PMS)