O ministério da Saude credenciou o Hospital de Clínicas da Univesidade Federal do Triânugulo Mineiro (UFTM) para o serviço de alta complexidade em cardiologia, que contemplará a Macrorregião Triângulo do Sul. Implantes de marcapasso multissítio, cirurgias endovasculares e estudos eletrofisiológicos são os serviços que estão sendo disponibilizados pelo Hospital de Clínicas (HC), desde o dia 7 de março.
O médico Celso Salgado, chefe do serviço de marcapasso, lembrou que “o processo de credenciamento foi longo e teve início em 1997, quando os centros de referência em cardiologia se encontravam apenas em Uberlândia e Belo Horizonte. Agora, nossos serviços estão à frente até mesmo de cidades maiores que Uberaba”, informou.
Para o cardiologista Luís Antônio Resende, o trabalho da Coordenadoria de Projetos e Credenciamentos do hospital foi muito importante para a concretização do process.o
“Essa é uma conquista não só para Uberaba, mas para toda a região”, disse Luiz Antônio. Já Carlos Balbão, chefe do setor de Eletrofisiologia Clínica e Intervencionista do HC, afirmou que pretende trabalhar para que a UFTM se torne referência em produção científica e acadêmica na área de cardiologia.
O serviço está sob a coordenação dos médicos Celso Salgado de Melo (marcapasso), Carlos Balbão (eletrofisiologia) e Ricardo Sofiatti (vascular periférico) e ainda os médicos, Aldo Aler Tomás e Marcelo Marra.