Mais de duas mil mulheres do município, na faixa etária entre 30 a 59 anos, já realizaram os exames de colonoscopias, mamografias, ultrassons de mamas, biopsias (Mama e Colo de Útero) e papanicolau. Os dados são do DATASUS, apontando que, no município há 4.671 mulheres na referida faixa etária e que através de uma ação da Secretaria de Saúde, 50% delas já realizaram os exames.
“Os dados comprovam a preocupação da Secretaria de Saúde com a saúde da mulher nesse dois anos e nove meses de governo, que logo no início da gestão buscou zerar os exames de 900 mulheres que estavam na lista de espera”, informou a assessoria da Secretaria.
De acordo com o DATASUS, a mulher com idade entre 40 e 59 anos, deve realizar o exame a cada dois anos e no município a regra está sendo cumprida anualmente; a Secretaria oferece o exame a partir dos 30 anos.
De acordo com a informações da Secretaria de Saúde o número de exames vem diminuindo anualmente, pois as mulheres já estão sendo atendidas desde 2009 e não necessitam realizar exames a mais, por estarem em dia com a proposta do Ministério da Saúde. Além disso, a rotina de atendimento prioritário à Saúde da Mulher está sendo mantida regularmente.