Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Letícia aprimora conhecimentos

Edição n° 1242 - 28 Janeiro 2011

A esteticista  e massoterapeuta, Letícia Vaz, que há cinco anos realiza excelente trabalho na cidade e não perde a oportunidade de aprimorar-se  na profissão. A última iniciativa da profissional foi investir no curso de pós-graduação em Estética, na Universidade Gama Filho, em São Paulo. 

“- Além de conhecer o corpo, seus órgãos, sistemas, tecidos, enfim, todo o curso nos mostra como saber aplicar adequadamente técnicas, produtos, equipamentos de uma forma segura e correta. Aprendemos como diferenciar adequadamente um problema físico do estético, aplicar os melhores ativos para se obter o resultado satisfatório para cada tipo cutâneo, por exemplo”, afirma, informando que o curso é ministrado por doutores de diversas áreas, mas todas voltadas a Estética, por exemplo, química, física, nutrição etc, tudo que diz respeito a nosso organismo.

Segundo Letícia, o dermatologista ou cirurgião plástico diagnostica o tratamento correto, os melhores produtos e ou procedimentos a seus pacientes e esses procuram o esteticista para auxiliar nas aplicações, manobras manuais ou com equipamentos, realização de higienização cutânea. Enfim,  o esteticista coloca a mão na massa, trabalhando diretamente no corpo de seu cliente, que não só recebe os benefícios estéticos, mas também os benefícios energéticos, relaxamento e bem estar”, informa.

 

Trabalho Massoterapêutico

 

Outro diferencial de Letícia é o trabalho massoterapêutico. “Esse trabalho é uma particularidade minha, eu busco muito esse lado terapêutico, holístico, agregado a estética, para realizar um trabalho de dentro pra fora do cliente, da melhor maneira possível. Hoje, a correria, o stresse, a falta de tempo, preocupações desgastam o emocional e isso reflete no físico das pessoas”, afirma.

Diz Letícia que, quando um cliente procura uma massagem relaxante, ele não precisa somente retirar um nódulo nas costas, por exemplo. “Na maioria da vezes, o cliente precisa de um tempo pra ele, para reflexão, uma troca de energia... Para isso, faço uso de óleos de essênciais, aromas, cores, cheiros, enfim procuro oferecer um ambiente onde o cliente possa conseguir relaxar, despertar a tranqüilidade e encontrar sua paz de espírito, que reflita uma melhora não só na pele, mas por alguns minutos no seu emocional também”, diz.

 

Parceria com outros profissionais

 

Alerta a massoterapeuta que uma emoção mal tratada leva à depressão. “Essas emoções se não forem resolvidas da melhor maneira possível podem, sim, chegar a um estado de depressão. Não sou psicóloga, mas com um trabalho integrado de psicólogo e massoterapia percebo ótimos resultados nos quadros emocionais dos clientes. Hoje essa integração/parceira é muito comum entre profissionais da área da estética com fisioterapia, nutrição, educador físico etc. Enfim, uma união entre profissionais para oferecer um trabalho diferenciado a seu cliente buscando assim oferecer uma melhor qualidade de vida. E  o resultado dessa parceria aparece com satisfação no corpo e na vida do cliente”, diz mais a esteticista.

 

Professora de Estética

 

Outra característica do curso de pós-graduação da Gama Filho é que o pós-graduando recebe graduação para ministrar cursos na área de Estética. “O curso aprofunda conhecimentos didático-pedagógicos na área da estética, devido a grande expansão da área. A procura por profissionais aumentou muito e aí surgiram as faculdades de estética, para qualificar esses profissionais. 

“As faculdades se viram na carência de professores de Estética para ensinar essa especialidade. Aí entra meu curso, que qualifica esteticistas para ministrarem aulas na sua área. Já estou ministrando cursos. Fui convidada recentemente para ministrar um curso rápido de uma parceria Senac/Prefeitura, de técnicas de massagem anti stress, o que foi muito gratificante para mim. Embora tenha sido  um curso básico e rápido, percebi a necessidade de que as pessoas têm desse tipo de aprendizado, seja para começar um negócio ou para se auto aplicar”, reconhece.


Tempo ideal para investir na Estética

 

Cuidados com a estética pessoal, segundo Letícia, não tem um tempo propício. “Todo tempo é tempo... Embora, nessa época do ano, os cuidados precisam ser em dobro. No verão, as pessoas estão mais expostas, se mostram mais, então é preciso que estejam se sentindo bem, porém esses cuidados devem continuar durante todo o ano. Cada época merece sua atenção especial -  finaliza – pois, se a pessoa mantém uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e uma certa freqüência na esteticista, com certeza sua qualidade de vida será muito mais saudável”.

 

Celulite e estria

 

Segundo Letícia Vaz, para desgoto de muitas mulheres, ainda não existe um tratamento com reversão completa de celulite e estrias, godurinhas que começam a aparecer hoje em dia muito mais cedo. 

A solução, diz a massoterapeuta, está nas pesquisas e na tecnologia, com muitos equipamentos e ativos que bem aplicados por profissionais qualificados melhoram consideravelmente esses quadros, tornando o problema quase imperceptível aos nossos olhos, mas é preciso uma parceria incansável de cliente e esteticista.” 

Se a cliente fizer corretamente o tratamento proposto pela esteticista, controlar a alimentaçã e praticar exercícios regularmente, o corpo responderá de uma forma positiva e o contorno corporal será perfeito.

A alimentação continua sendo a grande vilã dos ‘pneuzinhos’. ‘‘Consumimos alimentos ricos em açúcares, refrigerantes, produtos industrializados enfim, bombardeamos nosso organismo com alimentos que sobrecarregam nosso sistema e não conseguimos processar tudo como deveria ser, e o reflexo disso vemos no espelho de celulite, estrias, acne etc, até chegar, em alguns casos, em doenças sérias.

Letícia faz uma alerta lembrando que, da mesma forma que acontece com o organismo fisiológico, ocorre com o emocional. Às vezes vemos os sinais, mas não damos a devida atenção a eles, dizendo: ‘Amanhã eu começo, depois eu cuido disso...’ e vamos deixando passar engolindo os acontecimentos, as crises mal resolvidas, as preocupações e isso um dia o corpo vai expelir de uma forma ou de outra, e, na maioria das vezes de uma maneira dolorosa’’. alerta.